A EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Authors

  • Carlos lima Magno IFRN http://orcid.org/0000-0002-7291-0412
  • Francisco Alexandre Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Gilva Luiz Borba Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3950

Keywords:

Educação em Mudanças Climáticas, Interdisciplinaridade, Sustentabilidade.

Abstract

Relatórios oficiais sugerem queas emissões de gases de efeito estufa produzidos pelas atividades humanas contribuem para modificar a composição da atmosfera e acelerar as mudanças climáticas. As emissões são geradas em grande parte para atender o consumismo praticado pela sociedade contemporânea. Esse consumismo entre outras características reflete a pouca valorização da dimensão ambiental na educação fornecida a sociedade. Pesquisasindicam queos efeitos das mudanças climáticas podem ser atenuados pela prática de uma educação nessa área somadas a outras pedagogias com propostas para meio ambiente e sustentabilidade. Os caminhos dessa prática educacional centram-se em construir um novo comportamento no modo de consumo da sociedade atual. Alguns países têm exercido ações educacionais na busca por realizar a mitigação na emissão dos gases de efeito estufa e obter melhor adaptação às mudanças climáticas, mas o processo ainda é lento. O artigo examina aspectos necessários para um melhor desempenho de uma educação em mudanças climáticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos lima Magno, IFRN

Professor de Física do IFRN. Campus Parnamirim

Mestre em Física.

Doutorando em Ciências Climáticas.

Publicou o livro " Mudanças climáticas e ambientais: contextos educaionais e históricos". Editora IFRN

Francisco Alexandre Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor do Departamento de Física e Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas.

Gilva Luiz Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor do Departamento de Física e Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas.

Published

09/09/2016

How to Cite

Magno, C. lima, Costa, F. A., & Borba, G. L. (2016). A EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. HOLOS, 4, 176–188. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3950

Issue

Section

ARTIGOS

Similar Articles

<< < 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.