AVALIAÇÃO DOS DOCENTES E FUTUROS DOCENTES, QUANTO AO CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS INTERATIVAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.2808Palavras-chave:
Tecnologia de Informação, Comunicação, Mídias Interativas, Práticas PedagógicasResumo
O presente trabalho reflete sobre a importância da utilização das Mídias nas Práticas Pedagógicas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, e conta com a aplicação do questionário como técnica de coleta de dados. Para tal, analisa os professores que lecionam em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, no município de Itaporanga, Paraíba e os alunos das Licenciaturas da Educação à Distância (EAD) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com Polo de Apoio Presencial no mesmo município, no que tange a competência tanto dos docentes que estão em exercício quanto aos futuros docentes (atuais discentes), na perspectiva do uso dos recursos midiáticos nas práticas Pedagógicas.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I.(org.). Formação reflexiva de professores estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.
ARAÚJO, M. I. M. Uma abordagem sobre as tecnologias da informação e da comunicação na formação do professor. In: MERCADO, L; KULLOK, M. Formação de professores: política e profissionalização, Maceió, EDUFAL, 2004.
CERVO et al. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentise Hall, 2007.
COSTA, M. C. V. Trabalho docente e profissionalismo. Porto alegre: Sulina, 1995.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, E. P. Conversas sobre iniciação a pesquisa cientifica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
HAETINGER, M.G. O Universo Criativo da Criança na educação, coleção Criar. v. 03. Rio Grande do Sul, 2005.
IBGE. Censo 2010. Brasília: IBGE, 2010. Disponível em: .
KALINKE, M. A. Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2008.
MARTINS, M. C. Integração das mídias e práticas pedagógicas. In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (Org.). Formação de educadores à distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.
MORAN, J, M. A integração das tecnologias na educação. Disponível em: 01 abr de 2014.
OLIVEIRA, V. B. (Org.). Informática em psicopedagogia. São Paulo: Ed. SENAC, 1996.
SANT’ANNA, I.M.; SANT’ANNA, V. M. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? Petrópolis: Vozes, 2004.
SARTORI, A. S. Educação superior à distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão: Ed.: Unisul, 2005.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras Aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
STRAUB, S. L.W. Estratégias, desafios e perspectivas do uso da Informática na educação – realidade na escola pública. Cáceres: Ed. UNEMAT, 2009.
VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. São Paulo: UNICAMP/NIED. 1998.