MODELAGEM MATEMÁTICA DOS IMPACTOS EXTRAMUROS DO RUÍDO PRODUZIDO POR UMA UNIVERSIDADE EM MOSSORÓ-RN

Autores

  • Carlos Enrique Jeronimo
  • Jefferson A. Silva UNP
  • Romero R. T. Da Silva IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2197

Resumo

Neste trabalho, desenvolveu-se um estudo para quantificação do ruído produzido por uma universidade em Mossoró-RN, bem como, estimando-se os níveis de atenuação deste ruído com distanciamento, por meio da modelagem matemática. As medições do ruído ambiental foram realizadas por meio de um analisador de Ruído no período noturno no campus da instituição, variando de 0 a 100 m de distância em cada vértice. Aplicaram-se os modelos matemáticos para encontrar relações entre o nível de ruído e a distância de leitura dos dados. Após análise dos resultados, encontrou-se uma relação entre a atenuação pela distância em apenas dois vértices e que os níveis de ruídos estão acima do permitido. Foi possível a determinação do parâmetro K, para a atenuação dos níveis de ruído em dois vértices do prédio, obtendo-se valores de 5,94 e 8.44 dB(A).m-1 nos vértices 3 e 4, respectivamente. Por fim, espera-se que os resultados obtidos neste mapeamento acústico e modelagem de parâmetros matemáticos possam auxiliar no planejamento da implantação de empreendimentos e edificações futuras ao redor do campus da universidade, especialmente, pois é possível fazer a previsibilidade de certas zonas e orientar na indicação dos locais mais silenciosos e os locais mais ruidosos no seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Enrique Jeronimo

Doutorado em Engenharia Quimica. Engenheiro de Processamento da Petrobras. Experiencia com processamento de petroleo, tratamento de efluentes e sistemas de gestão integrada.

Jefferson A. Silva, UNP

Eng. Segurança do Trabalho

Romero R. T. Da Silva, IFRN

Mestre em Geografia.

Downloads

Publicado

21/04/2015

Como Citar

Jeronimo, C. E., Silva, J. A., & Da Silva, R. R. T. (2015). MODELAGEM MATEMÁTICA DOS IMPACTOS EXTRAMUROS DO RUÍDO PRODUZIDO POR UMA UNIVERSIDADE EM MOSSORÓ-RN. HOLOS, 2, 142–154. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2197

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)