MANEJO DA MICRO BACIA DO LAJEADO PARDO

Autores

  • Luciana Gregory Ritter Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa Deisi Renz Universidade Federal de Santa Maria
  • Giovana Garlet Universidade Federal de Santa Maria
  • Patrícia Chagas Universidade Federal de Santa Maria
  • Malva Andrea Mancuso Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Haas Universidade Federal de Santa Maria
  • Sabrina Rodrigues da Conceição Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1685

Palavras-chave:

manejo de bacia, diagnóstico

Resumo

A bacia hidrográfica é considerada a unidade geográfica ideal para o planejamento e zoneamentos ambientais, possibilitando uma abordagem holística e participativa envolvendo estudos interdisciplinares para o estabelecimento de formas de desenvolvimento sustentável inerentes ao local ou região onde foram implementados. A agricultura e pecuária são áreas que necessitam de grandes áreas para a produção, ocasionando o desmatamento e degradação do ambiente. O objetivo do presente trabalho consiste em analisar os impactos ambientais causados na Micro Bacia Lajeado Pardo que abastece a cidade de Frederico Westphalen e indicar possíveis soluções para os problemas. O estudo consiste na realização de visitas a campo para posterior elaboração de diagnóstico. Ao longo do percurso do Lajeado Pardo a área apresenta problemas como o solo descoberto, falta de vegetação marginal, curso d’agua interrompido, construções instaladas em zonas de drenagem, despejo inadequado de efluentes no curso, bem como disposição inadequada de resíduos. Para evitar ocorrências de inundações, desmoronamentos entre outros, deve-se realizar o planejamento e gestão de futuras instalações nas proximidades do curso d’água. A promoção do manejo integrado de bacias hidrográficas auxilia na gestão sustentável do ambiente, garantindo assim a sua integridade e os usos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Gregory Ritter, Universidade Federal de Santa Maria

Engenharia Ambiental e Sanitária

Vanessa Deisi Renz, Universidade Federal de Santa Maria

Engenharia Ambiental e Sanitária

Giovana Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Engenharia Ambiental e Sanitária

Patrícia Chagas, Universidade Federal de Santa Maria

Engenharia Ambiental e Sanitária

Malva Andrea Mancuso, Universidade Federal de Santa Maria

Engenharia Ambiental e Sanitária

Aline Haas, Universidade Federal de Santa Maria

Engenharia Ambiental e Sanitária

Sabrina Rodrigues da Conceição, Universidade Federal de Santa Maria

Engenharia Ambiental e Sanitária

Referências

ATTANASIO, C. M. Planos de manejo integrado em microbacias hidrográficas com uso agrícola: uma abordagem hidrológica na busca da sustentabilidade. 2004. 193 p. Tese (Doutorado em Recursos Florestais) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" Universidade de São Paulo, Piracicaba. 2004.

BERNARDI, I. P.; TEIXEIRA, E. M.; JACOMASSA, F. A. F. Registros relevantes da avifauna do ALTO URUGUAI, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. BIOCIÊNCIAS, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 134-137, jul. 2008.

BORGHETTI, Nadia Rita Boscardin, BORGHETTI, José Roberto, ROSA FILHO, Ernani Francisco da AQÜÍFERO GUARANÍ Edição on-line 214 Páginas. Disponível em: <http://www.oaquiferoguarani.com.br/index_02.htm>.

CARVALHO, N. de O. Hidrossedimentologia Prática. Rio de Janeiro: Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais, 2000. 372p.

CORSEUIL, C. W. Técnicas de geoprocessamento e de análise de multicritérios na adequação de uso das terras. 2006. 101 f. Tese (Doutorado em Agronomia/Energia na Agricultura)-Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2006.

DONADIO, N. M. M., et al. Qualidade da água de nascentes com diferentes usos do solo na bacia hidrográfica do córrego rico, São Paulo, Brasil. Engenharia Agrícola. Jaboticabal, v. 25, n. 1, p. 115-125, jan-abr. 2005.

PREFEITURA MUNICIPAL DE FREDERICO WESTPHALEN. Grupo de Trabalho PMSB-FW. Plano Municipal de Saneamento Básico de Frederico Westphalen/RS. Frederico Westphalen, 2011.

ROCHA FILHO, J.; PRIMAVESI, O. Aplicação do SIG-IDRISI para Estudo e Classificação das Áreas de Proteção dos Recursos Naturais na Fazenda Canchim (EMBRAPA São Carlos – SP). In: II Simpósio de Usuários IDRISI, II., 1997, Campinas. Caderno de Resumos... Campinas: UNICAMP/FEAGRI. FPE/Faculdade de Agronomia “Manoel Carlos Gonçalves” e EMBRAPA/CNPTIA, 1997. p. 5-7.

Downloads

Publicado

11/12/2015

Como Citar

Ritter, L. G., Renz, V. D., Garlet, G., Chagas, P., Mancuso, M. A., Haas, A., & da Conceição, S. R. (2015). MANEJO DA MICRO BACIA DO LAJEADO PARDO. HOLOS, 6, 123–130. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1685

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.