A EDUCAÇÃO PIAUIENSE NO BRASIL NEODESENVOLVIMENTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2023.14325

Palavras-chave:

Neodesenvolvimentismo, Políticas educacionais, Piauí

Resumo

O texto objetiva analisar os desdobramentos das políticas educacionais no Piauí, entre 2003 e 2015, considerando o contexto socioeconômico e político desse estado. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental dos principais aspectos que marcaram o desenvolvimento socioeconômico, político e educacional do Brasil e do Piauí nesse período, marcado pelo neodesenvolvimentismo. Concluímos que houve um movimento positivo de expansão da oferta da educação básica e de melhoria de indicadores educacionais no estado. Contudo, existiram entraves resultantes das limitações do neodesenvolvimentismo, a exemplo das parcerias público privadas, que possibilitaram ao mercado definir propostas didático-pedagógicas e angariar recursos públicos. Igualmente, permaneceu o caráter gerencial no controle de resultados e na racionalização das ações educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana e Silva Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Dante Henrique Moura, Instituto Feredal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A partir de 2010 passou a integrar o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UFRN como professor Colaborador, onde é orientador de mestrado e de doutorado. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN. É pesquisador em educação, atuando principalmente em Políticas Educacionais e Trabalho e Educação, com ênfase na educação profissional e em sua integração com a educação básica e com a educação de jovens e adultos. É um dos fundadores do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED) do IFRN, sendo seu coordenador desde sua criação, em 2004.

Referências

Alves, G. (2015). Crise do neodesenvolvimentismo e Estado neoliberal no Brasil: elementos de análise de conjuntura do capitalismo brasileiro. In F. L. CORSI, J. M. CAMARGO, & A. SANTOS (Orgs.). A conjuntura econômica e política brasileira e argentina. (pp. 25-48). Oficina Universitária & Cultura Acadêmica. https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/a-conjuntura-politica_ebook.pdf. Acesso em: 02 out. 2016.

Confederação Nacional da Indústria. (2014). Perfil das indústrias nos estados 2014. http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/cni_estatistica_2/2016/05/06/214/Perfil_da_Iundustria_nos_Estados_Fevereiro2015.pdf. Acesso em: 24 nov. 2015.

Cruz, P., Monteiro, L. (Orgs.). (2016). Anuário brasileiro da educação básica: 2016. Editora Moderna. http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A808A825504C11A01550D626BD50F82. Acesso em: 2 abr. 2017.

Dias, R. R. (2016). A importância da avaliação para a melhoria da aprendizagem. Revista do Sistema: SAEPI.

Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí. (2015a) Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Piauí: PDES-PI 2050. Governo do Estado do Piauí. http://www.cepro.pi.gov.br/download/201608/CEPRO02_5421b8c736.pdf. Acesso em: 9 jan. 2017.

Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí. (2015b). Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Piauí: PDES-PI 2050. http://www.cepro.pi.gov.br/download/201608/CEPRO02_19a421fdad.pdf. Acesso em: 9 jan. 2017.

Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí. (2016). IDEB – Piauí: continuar avançando... mais rapidamente. CEPRO. http://www.cepro.pi.gov.br/download/201612/CEPRO22_e242e48b4c.pdf. Acesso em: 2 mar. 2017.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2001). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2000. Coordenação de População e Indicadores sociais.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2014). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2014. IBGE. http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv91983.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.

Lei nº 4.998, de 30 de dezembro de 1997. (1997). Altera dispositivos da n. 4.926 de 30 de maio de 1997, que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério do estado do Piauí instituído pela lei nº 9.424, de 1996. Diário Oficial do Estado do Piauí. http://servleg.al.pi.gov.br:9080/ALEPI/sapl_documentos/norma_juridica/2367_texto_integral. Acesso em: 10 fev. 2017.

Lei nº 5.101, de 23 de novembro de 1999. (1999). Dispõe sobre o sistema de ensino do Estado do Piauí e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Piauí. http://servleg.al.pi.gov.br:9080/ALEPI/sapl_documentos/norma_juridica/1812_texto_integral. Acesso em: 10 fev. 2017.

Lei nº 6.733, de 17 de dezembro de 2015. (2015). Aprova o Plano Estadual de Educação e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Piauí. http://servleg.al.pi.gov.br:9080/ALEPI/sapl_documentos/norma_juridica/3890_texto_integral. Acesso em: 11 jan. 2017.

Macambira, D. M. (2002). Reestruturação produtiva na indústria do Piauí: o caso da indústria de confecções de roupas Guadalajara. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Estadual de Campinas.

Medeiros, A. J. (Orgs.). (2014). Piauí 2000-2013. Fundação Perseu Abramo.

Ministério da Educação. (2016). Relatório de monitoramento das metas do PNE: biênio 2014-2016. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. http://download.inep.gov.br/outras_acoes/estudos_pne/2016/relatorio_pne_2014_a_2016.pdf. Acesso em: 19 ago. 2017.

Oliveira, A. M. P., Sales, L. C., Carvalho, M. do S. L. de, Santos, M. N. R. dos, & Cruz, R. E. da. (2005). O custo aluno e as condições para um ensino de qualidade: o caso do Piauí. In Nalú Farezena (Org.). Custos e condições de qualidade da educação em escolas públicas: aportes regionais. (pp. 133-157). Inep/MEC.

Plano Plurianual quadriênio 2004-2007. (2004). http://www.antigoseplan.pi.gov.br/upe/PPA/PPA_2004_2007/anexo_1_2_%20documento_sintese_metas.PDF. Acesso em: 12 fev. 2017.

Plano Plurianual: quadriênio 2008-2011. (2008). http://www.antigoseplan.pi.gov.br/upe/PPA/PPA_2008_2011/anexo-i-base-estrategica.pdf. Acesso em: 12 fev. 2017.

Ramos, M. N. (2016). A educação da classe trabalhadora e o PNE (2014-2024). Holos, 6, p. 3–21. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4982. Acesso em: 12 fev. 2017.

Sales, L. C., & Silva, M. J. G. de S. e. (2013). A movimentação das matrículas no ensino fundamental no estado do Piauí. Educação e Realidade, 38(4), 1283-1301. http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 20 fev. 2017.

Secretaria de Estado da Educação. (2011). Revista Sistema: SAEPI. CAEd. http://www.saepi.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/06/SAEPI_Oficina_Boletim_v1_2011.pdf. Acesso em: 20 mar. 2017.

Secretaria de Estado da Educação. (2016). Revista Sistema: SAEPI 2016. CAEd. http://www.saepi.caedufjf.net/wp-content/uploads/2017/03/PI-SAEPI-RS-MR-2016-WEB.pdf. Acesso em: 20 mar. 2017.

Secretaria de Estado do Governo. (2015). Governo do estado mais parcerias: melhores serviços e menos custos. Segov & Suparc. http://www.ppp.pi.gov.br/pppteste/wp-content/uploads/2015/09/CARTILHA-PPP-V2.pdf. Acesso em: 21 mar. 2017.

Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí. (2016). Plano Plurianual 2016-2019. http://www.seplan.pi.gov.br/ppa.php. Acesso em: 13 mar. 2017.

Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí. (2016). IDEB – Piauí: continuar avançando... mais rapidamente. CEPRO. http://www.cepro.pi.gov.br/download/201612/CEPRO22_e242e48b4c.pdf. Acesso em: 2 mar. 2017.

Silva, A. M. F. da, Lopes, P. I. X., Castro, A. M. D. A. (2016). Avaliação da educação no brasil: a centralidade dos testes em larga escala. Holos, 7, p. 388–401. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4939. Acesso em: 20 mar. 2017.

Publicado

27/12/2023

Como Citar

e Silva Sousa, A., & Henrique Moura, D. (2023). A EDUCAÇÃO PIAUIENSE NO BRASIL NEODESENVOLVIMENTISTA. HOLOS, 6(39). https://doi.org/10.15628/holos.2023.14325

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.