ALTERAÇÃO DE UM LAYOUT FUNCIONAL PARA LAYOUT CELULAR MOTIVADO PELOS FUNDAMENTOS DA MANUFATURA ENXUTA: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE TRANSFORMADORES

Felipe Crisóstomo Gadelha, Jéssyca Almeida Bessa, Lorena Braga Moura, Darlan Almeida Barroso, José Wally Mendonça Menezes, Auzuir Ripardo de Alexandria

Resumo


O presente trabalho apresenta o estudo de uma alteração de layout, de funcional para celular, motivado pelos fundamentos da manufatura enxuta. Tendo como objetivo verificar os benefícios de se utilizar a manufatura celular com fluxo enxuto (contínuo), apresenta como metodologia um estudo de caso, pós-fato, em uma indústria de transformadores, onde a mudança foi realizada. Para fundamentar o estudo, apresenta revisão dos temas: Sistema de Manufatura Enxuta e layout industrial, para, em seguida, trazer os dados apresentados por esta indústria, ainda em um arranjo físico funcional, antes da alteração, e, em seguida, nas células de manufatura com um fluxo enxuto, após a alteração, e realizar uma comparação entre ambos. Os resultados obtidos desta comparação apresentam ganhos como aumento de produção, em 20%, e produtividade, em 56%, redução de lead time, em 67%, mão de obra direta, em 30%, tempo de processamento, em 20%, e área fabril, em 24%, dentre outros, evidenciando os benefícios que a utilização de um layout celular e Manufatura Enxuta proporcionam.


Palavras-chave


Layout industrial; Sistema de Manufatura Enxuta;

Texto completo:

PDF

Referências


ANEEL, A. N. D. E. E.-. Atlas de Energia Elétrica do Brasil. Brasília. 3ª Ed. 2008.

ANJOS, V. D. S. C. D. Os Benefícios da Implementação da Manufatura Enxuta: Estudo de Caso em uma Empresa Automotiva. 2009. Faculdade de Ciência e Tecnologia, Salvador.

BLACK, J. T. O Projeto da Fábrica com Futuro. Porto Alegre: Bookman, 1998.

DE TREVILLE, Suzanne et al. Valuing lead time. Journal of Operations Management, v. 32, n. 6, p. 337-346, 2014.

DIAS, R. L. T. Conceitos de Manufatura Enxuta Aplicados a uma Indústria de Suprimentos e Dispositivos Médicos. 2006. Engenharia de Produção, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

FRITZEN, Larissa de Souza Pedrosa; SAURIN, Tarcisio Abreu. Avaliação de práticas de produção enxuta em células de manufatura no setor automotivo. Produto & Produção, v. 15, n. 4, p. 68-88, 2014.

GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

GUINATO, P. Produção & Competitividade: Aplicações e Inovações. Recife: Editora da UFPE, 2000.

HERZOG, Natasa Vujica; TONCHIA, Stefano. An Instrument for Measuring the Degree of Lean Implementation in Manufacturing. Strojniški vestnik-Journal of Mechanical Engineering, v. 60, n. 12, p. 797-803, 2014.

LIKER, J. K.; MEIER, D. O Modelo Toyota: Manual de Aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007.

LIRA, Ana Claudia de Queiroz; GOMES, Maria de Lourdes Barreto; CAVALCANTI, Vladyr Yuri Soares de Lima. Modelo de alinhamento estratégico de produção–MAP: contribuição teórica para a área de estratégia de produção. Production, n. ahead, p. 00-00, 2015.

LUZZI, A. A. Uma Abordagem para Projetos de Layout Industrial em Sistemas de Produção Enxuta: Um Estudo de Caso. 2004. Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

MME, M. D. M. E. E.-. Informativo Luz para Todos. v. Fevereiro, n°38, 2012.

OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.

PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da Produção: Operações Industriais e de Serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

RICCI, Mayara Rohenkohl. Sistema toyota de produção: um estudo na linha de produção em uma indústria de confecção de ternos. 2014.

ROCHA, D. R. D. Fundamentos da Administração da Produção. Fortaleza: Gráfica LCR Ltda, 2002.

SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 1996a.

SHINGO, S. Sistemas de Produção com Estoque Zero: O Sistema Shingo para Melhorias Continuas. Porto Alegre: Bookman, 1996b.

SILVA, E. L. D.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração da Dissertação. Florianópolis: Laboratorio de Ensino a Distância da UFSC 2001.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2002.

TUBINO, D. F. Sistemas de Produção: A Produtividade no Chão de Fábrica. Porto Alegre: Bookman, 1999.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T. A Mentalidade Enxuta nas Empresas - Lean Thinking: Elimine o Desperdicio e Crie Riqueza. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T.; ROSS, D. A Máquina que Mudou o Mundo. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda., 2004.




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.1556



 

HOLOS IN THE WORLD