#VEMPASSARINHAR: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15759

Palabras clave:

Aves, biodiversidade, conservação ambiental

Resumen

A educação ambiental permite que pessoas construam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação ambiental. Este estudo pretendeu estimular crianças na prática de observação de aves, para promover a educação ambiental, o letramento científico e o protagonismo infantil. O projeto #vempassarinhar consistiu em 12 encontros presenciais bimestrais, entre 2021 e 2023, com duração de 1,5h. Estes encontros incluíram uma apresentação teórica e uma caminhada para a observação de aves, com o auxílio de binóculos, em uma de três áreas localizadas no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil: Parque Ecológico Mauricio de Oliveira e campus universitário da UFERSA, em Mossoró, e área verde e costeira em Tibau do Sul. O público-chave incluiu principalmente crianças de 7 a 11 anos, da rede pública de ensino. Como instrumento de apoio à aquisição do conhecimento, foram utilizados desenhos impressos para colorir, de aves nativas, e a prática de dobradura de papel. Participaram deste projeto 60 crianças e 20 jovens, sendo registradas, no total, 28 espécies de aves. Mais da metade das crianças e jovens demonstraram alguma habilidade na identificação das aves, reconhecendo características típicas, como cores das penas e formato do bico e da cauda e no uso de binóculos. Embora a atividade de pintura e dobradura de papel tenha sido opcional, todas as crianças optaram por realizá-las, seguindo o mesmo padrão de coloração da espécie-chave. A prática de observação de aves, quando conduzida de forma adequada, pode contribuir para habilidades e competências voltadas à conservação e sustentabilidade ambiental.

Biografía del autor/a

Vitor de Oliveira Lunardi, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Rio Grande do Norte, Brasil. Atualmente, participa de pesquisas integrando ecologia à conservação da biodiversidade; realiza atividades de extensão promovendo a educação para a sustentabilidade. É responsável técnico do Laboratório de Ecologia Evolutiva e Molecular da UFERSA, onde também é membro das comissões permanentes do PLS e da A3P. Formação acadêmica: bacharelado e licenciatura em ciências biológicas (ano 2002) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, mestrado stricto sensu em ecologia e recursos naturais (2004) pela UFSCar; doutorado em ecologia pela Universidade de Brasília - UnB (2010) com período sanduíche na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - FCUL, Portugal (2009).

Diana Gonçalves Lunardi, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1997-2002), mestre em Ecologia (2003-2005), pela Universidade de Brasília e doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008-2011). Atualmente, é docente do Programa de Doutorado em Desenvolvimento em Meio Ambiente (PRODEMA/UFERSA) e presidente da comissão gestora do Plano de Logística Sustentável e membro da Comissão de acompanhamento da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). É coordenadora do projeto de extensão #casasdeleitura. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão com foco no planejamento ambiental, conservação da biodiversidade e educação para a sustentabilidade.

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Publicado

21/11/2023

Cómo citar

LUNARDI, Vitor de Oliveira; LUNARDI, Diana Gonçalves. #VEMPASSARINHAR: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 16, p. 150–165, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15759. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15759. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

NÚMERO ESPECIAL: Educação Popular e suas interfaces com a ressignificação do ensino e da aprendizagem