EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO POTIGUAR: FORTALECENDO A AGENDA 2030 EM MOSSORÓ-RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16896

Palavras-chave:

sensibilização, projetos ambientais, mobilização comunitária, problemáticas socioambientais

Resumo

O presente trabalho busca demonstrar como a Educação Ambiental pode e vem sendo executada em ações locais com vistas a fomentar nos indivíduos senso crítico e posição ativa em relação às problemáticas socioambientais locais, regionais e globais. Nesse sentido, o artigo apresenta a execução da Política Municipal de Educação Ambiental do município de Mossoró-RN através de diferentes metodologias utilizadas com o objetivo de promover a mobilização e sensibilização para uma Educação Ambiental transformadora na cidade de Mossoró-RN, no período de 2021 a 2022. A metodologia foi de relato de experiência, se concretizando a partir da execução e produção de relatórios de ações de sensibilização que ocorreram em diferentes espaços: escolas, comunidades locais, meios digitais e outros. As ações relatadas foram: produção de cartilhas voltadas à destinação adequada dos resíduos e preservação do Rio Apodi-Mossoró; Execução de drive thru de materiais recicláveis em pontos estratégicos da cidade de Mossoró-RN; Execução do Programa Embaixadores, Juventude e Cidades Sustentáveis; e coleta de resíduos eletrônicos junto ao programa RN+Limpo. Conclui-se que a variedade de abordagens empregadas para sensibilizar e mobilizar a comunidade não apenas ressalta a eficácia da implementação da Educação Ambiental em iniciativas locais, incentivando o desenvolvimento de cidadãos conscientes e comprometidos com a promoção do desenvolvimento sustentável, mas também demonstra como essas estratégias são essenciais para instigar o senso crítico e a participação ativa em relação às questões socioambientais em Mossoró-RN.

 

Biografia do Autor

Zildenice Matias Guedes Maia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Atualmente, é Pós-Doutoranda em Ambiente, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGTAS/UFERSA); Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014-2018); Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela UFERSA (2013); Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós-graduação (2010); Bacharela em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). Líder em Cidades Inteligentes (Instituto Smart Citizen - 2023). É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos Rurais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabRural). Líder pela Rede de Ação Política para a Sustentabilidade (RAPS). Atuou como Gerente Executiva de Educação Ambiental no Município de Mossoró-RN (2021-2022), e Coordenadora Geral dos Programas Mossoró Verde, Embaixadores e Juventude Sustentável, Programa RN+Limpo em Mossoró-RN. Integrou o Comitê Municipal de Educação Ambiental. Atua nas linhas de pesquisa: Desenvolvimento, Meio Ambiente e Políticas Públicas.

Sarah Rosania Medeiros de Lima, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2023), atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, conservação e educação em solo. 

Enaira Liany Bezerra dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Gestora Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

Fabrizia Nayara da Silva Chagas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda em Gestão Ambiental - UERN.

Hudson Toscano Lopes Barroso da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Bacharel em Ecologia (UFERSA, 2014), Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica (IFRN, 2020), Especialista em Educação e Contemporaneidade (IFRN, 2022), Mestre em Geografia (UERN, 2018). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA - UFERSA).

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

MATIAS GUEDES MAIA, Zildenice; MEDEIROS DE LIMA, Sarah Rosania; BEZERRA DOS SANTOS, Enaira Liany; NAYARA DA SILVA CHAGAS , Fabrizia; TOSCANO LOPES BARROSO DA SILVA, Hudson. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO POTIGUAR: FORTALECENDO A AGENDA 2030 EM MOSSORÓ-RN. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 45–69, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16896. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16896. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS