EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO POTIGUAR: FORTALECENDO A AGENDA 2030 EM MOSSORÓ-RN

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16896

Keywords:

sensibilização, projetos ambientais, mobilização comunitária, problemáticas socioambientais

Abstract

O presente trabalho busca demonstrar como a Educação Ambiental pode e vem sendo executada em ações locais com vistas a fomentar nos indivíduos senso crítico e posição ativa em relação às problemáticas socioambientais locais, regionais e globais. Nesse sentido, o artigo apresenta a execução da Política Municipal de Educação Ambiental do município de Mossoró-RN através de diferentes metodologias utilizadas com o objetivo de promover a mobilização e sensibilização para uma Educação Ambiental transformadora na cidade de Mossoró-RN, no período de 2021 a 2022. A metodologia foi de relato de experiência, se concretizando a partir da execução e produção de relatórios de ações de sensibilização que ocorreram em diferentes espaços: escolas, comunidades locais, meios digitais e outros. As ações relatadas foram: produção de cartilhas voltadas à destinação adequada dos resíduos e preservação do Rio Apodi-Mossoró; Execução de drive thru de materiais recicláveis em pontos estratégicos da cidade de Mossoró-RN; Execução do Programa Embaixadores, Juventude e Cidades Sustentáveis; e coleta de resíduos eletrônicos junto ao programa RN+Limpo. Conclui-se que a variedade de abordagens empregadas para sensibilizar e mobilizar a comunidade não apenas ressalta a eficácia da implementação da Educação Ambiental em iniciativas locais, incentivando o desenvolvimento de cidadãos conscientes e comprometidos com a promoção do desenvolvimento sustentável, mas também demonstra como essas estratégias são essenciais para instigar o senso crítico e a participação ativa em relação às questões socioambientais em Mossoró-RN.

 

Author Biographies

Zildenice Matias Guedes Maia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Atualmente, é Pós-Doutoranda em Ambiente, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGTAS/UFERSA); Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014-2018); Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela UFERSA (2013); Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós-graduação (2010); Bacharela em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). Líder em Cidades Inteligentes (Instituto Smart Citizen - 2023). É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos Rurais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabRural). Líder pela Rede de Ação Política para a Sustentabilidade (RAPS). Atuou como Gerente Executiva de Educação Ambiental no Município de Mossoró-RN (2021-2022), e Coordenadora Geral dos Programas Mossoró Verde, Embaixadores e Juventude Sustentável, Programa RN+Limpo em Mossoró-RN. Integrou o Comitê Municipal de Educação Ambiental. Atua nas linhas de pesquisa: Desenvolvimento, Meio Ambiente e Políticas Públicas.

Sarah Rosania Medeiros de Lima, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2023), atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, conservação e educação em solo. 

Enaira Liany Bezerra dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Gestora Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

Fabrizia Nayara da Silva Chagas , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda em Gestão Ambiental - UERN.

Hudson Toscano Lopes Barroso da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Bacharel em Ecologia (UFERSA, 2014), Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica (IFRN, 2020), Especialista em Educação e Contemporaneidade (IFRN, 2022), Mestre em Geografia (UERN, 2018). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA - UFERSA).

References

AMARAL, Q. A. ET. AL., Educação ambiental no contexto da educação básica. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 65-79, set./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6068 Acesso: 15 nov 2022.

BARROS, J. D. S.; SILVA, M. F. P. Educação para a sustentabilidade ambiental e social em Cachoeira dos Índios – PB. REBAGA: Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 3, n. 1, p. 38 - 44, 2009. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/372 Acesso: 10 Jan 2022

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 ago. 1981.

BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.

CAMPOS, J.N.B. Paradigms and Public Policies on Drought in Northeast Brazil: A Historical Perspective. Environmental Management, vol. 55, p. 1052-1063, 2015. DOI: 10.1007/s00267-015-0444-x

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CNM - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS. Guia para integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Gestão 2017-2020. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.cnm.org.br/biblioteca/exibe/2855#:~:text=Descri%C3%A7%C3%A3o,Sustent%C3%A1vel%20(os%20chamados%20ODS). Acesso: 10 Set 2022

DUARTE, J. B. Educação ambiental e sustentabilidade: concepção do bioma caatinga sob o olhar dos professores e de alunos do semiárido pernambucano. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Instituto de Educação LISBOA 2015

DUARTE, R.G.; et al. Educação ambiental na convivência com o semiárido: Ações desenvolvidas pela secretaria de educação do estado do Ceará. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.5585/geas.v4i1.123

GTSC - GRUPO DE TRABALHO DA SOCIEDADE CIVIL PARA A AGENDA 2030. V Relatório Luz da Sociedade Civil Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. GTSC A2030: 2021. Disponível em: https://gtagenda2030.org.br/relatorio-luz/relatorio-luz-2021/ Acesso: 10 dez 2021

GIULIETTI, A. M. et al. 2004. Diagnóstico da vegetação nativa do bioma Caatinga. In: J.M.C. SILVA, M. TABARELLI, M.T. FONSECA & L.V. LINS (orgs.). Biodiversidade da Caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. pp. 48-90. Ministério do Meio Ambiente, Brasília.

GUERRINI, A. et al. Assessing efficiency drivers in municipal solid waste collection services through a non-parametric method. Journal of Cleaner Production, v. 147, p. 431-441, Marc. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652617300860 Acesso: 05 Set 2022

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Mossoró/Panorama. 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rn/mossoro.html. Acesso: 10 Mai 2022

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio Grande do Norte/Panorama. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/panorama. Acesso em 19 Fev. 2024

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Agropecuário 2017 - resultados definitivos. 2017. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/. Acesso: 10 Mai 2022.

LEDRU, M.P.; et al. When archives are missing, deciphering the effects of public policies and climate variability on the Brazilian semi-arid region using sediment core studies. Science of The Total Environment, vol, 723, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.137989.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MAIA, A.R.S.; et al. Influence of Climatic Seasonality on a Survey of Land Use and Cover in the Semi-arid Region. Journal of Agricultural Science, vol. 10, No. 11, 2018. DOI: https://doi.org/10.5539/jas.v10n11p311

MARENGO, J.A.; et al. Assessing drought in the drylands of northeast Brazil under regional warming exceeding 4 °C. Natural Hazards, vol. 103, p. 2589–2611, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11069-020-04097-3

ONU - Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ Acesso: 15 Jan 2020

PENTEADO, H. D. Meio Ambiente e formação de professores. São Paulo:

Cortez, 2010.

POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. LEI Nº 2573 DE DEZEMBRO DE 2009. Disponível em: <https://jom.mossoro.rn.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/jom47a.pdf> Acesso em 20 fev. 2024.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental? São Paulo: Brasiliense, 2001.

SANTOS, C. F. dos. Você tem sede de quê? programa de cisternas na promoção da segurança alimentar no semiárido brasileiro. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) –

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, 2022.

SILVA, R.M.A. Entre dois paradigmas: combate à seca e convivência com o semi-árido. Sociedade e Estado, Brasília, v. 18, n. 1/2, p. 361-385, jan./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/P7t9S99gxSqYsNbSDVHLc9k/?lang=pt Aceso: 10 Set 2022

SILVA, J.S.; PINHEIRO, I.F. Políticas públicas e desenvolvimento do nordeste brasileiro na visão do estruturalismo cepalino. Rev. Contribuciones a las Ciencias Sociales. Disponível em< http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/01/pobreza.html> Acesso em 05 mar. 2022.

SILVA, J.M.C.; et al. The Caatinga: Understanding the Challenges. In: SILVA, J.M.C.; et al. (Org.). Caatinga: The Largest Tropical Dry Forest Region in South America, Springer International Publishing, pp. 3-19, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-68339-3_1

SORRENTINO, M. et al. Educação Ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WMXKtTbHxzVcgFmRybWtKrr/?lang=pt Acesso: 15 Out 2022.

SOUSA, S.S.; SILVA, I.L.S.; REGO FILHO, A.T.C.; LEMOS, E.J.S.; MEIRA, R.C.S. Percepção dos moradores sobre a gestão dos resíduos sólidos no bairro jardim santarém, em Santarém Pará, Brasil. In: Anais do 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental. PUCRS: Porto Alegre, RS, 2016.

TCU - TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Relatório desenvolvimento Sustentável: Nordest 2030. Brasília, Distrito Federal, 2017. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/data/files/92/62/23/07/24A1F6107AD96FE6F18818A8/Fisc_Nordeste_2030.pdf Acesso: 10 Out 2022

UNESCO. Intergovernmental Conference on Environmental Education - Final Report. Tbilisi (USSR), 1977.

UNIC RIO. Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio). Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, 2015. Disponível em: <https://sustainabledevelopment.un.org> Acesso em 19 fev. 2024.

Published

02/09/2024

How to Cite

MATIAS GUEDES MAIA, Zildenice; MEDEIROS DE LIMA, Sarah Rosania; BEZERRA DOS SANTOS, Enaira Liany; NAYARA DA SILVA CHAGAS , Fabrizia; TOSCANO LOPES BARROSO DA SILVA, Hudson. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO POTIGUAR: FORTALECENDO A AGENDA 2030 EM MOSSORÓ-RN. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 45–69, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16896. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16896. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS