Problematização da experiência e cuidado parrésico nos processos educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.6849

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Sistemas pedagógicos, Parrésia, Problematização da experiência

Resumo

O presente artigo discute a utilização da parrésia, ferramenta conceitual explorada por Michel Foucault em seu pensamento tardio, como indutor e catalisador ético da problematização da experiência, de modo a propiciar e acelerar a ethopoiésis do educando em um mundo  plural e sem absolutos.

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Biografia do Autor

Ibrahim Campos, Universidade Federal de Alagoas

Professor universitário em Filosofia, consultor e advogado. 

Mestre em Direito pela Université de Limoges (França). 

Aluno do curso de Doutorado em Educação (UFAL) (especial - 2017.2). Disciplina "Filosofia e educação".

 

Walter Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do curso de Pós-Graduação em Educação (Centro de Educação).

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Publicado

11/06/2018

Como Citar

Campos, I., & Lima, W. M. (2018). Problematização da experiência e cuidado parrésico nos processos educativos. HOLOS, 2, 415–423. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6849

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