SIMULAÇÃO DO ESCOAMENTO EM CONTRACORRENTE ÁGUA/AR EM REATORES NUCLEARES PWR UTILIZANDO CÓDIGO OPENFOAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.5643

Palavras-chave:

OpenFOAM, interFoam, Multiphase, Hydraulic engineering

Resumo

A limitação do escoamento em contracorrente, ou inundação, é um fenômeno caracterizado pelo controle que um gás exerce no escoamento de um líquido em sentido contrário. Este efeito tem recebido atenção especial da área nuclear, devido à sua influência no comportamento termofluidodinâmico dos reatores nucleares refrigerados à água pressurizada (Pressurized Water Reactor – PWR), durante um acidente de perda de refrigerante – LOCA (Loss-of-Coolant Accident). A modelagem  numérica  constitui uma  ferramenta fundamental para o desenvolvimento da engenharia nuclear. Este trabalho tem o popósito de demonstrar que o software de dinâmica de fluídos computacional – CFD (Computational Fluid Dynamics) OpenFOAM®, tem potencial para ser utilizado na modelagem do fenômeno de escoamento em contracorrente que ocorre no núcleo dos reatores PWR. Uma introdução de CFD usando OpenFOAM. O solver utilizado foi o interFoam, onde foi observado que o openFOAM  apresentou resultados satisfatórios para o estudo de escoamento multifásicos.

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Biografia do Autor

Youssef Morghi, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN / CNEN - MG)

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais

Departamento de Tecnologia Nuclear CDTN 

Área de Concentração:   Ciência e Tecnologia de Reatores Nucleares – CTRN 

Linha de Pesquisa:  Tecnologia de Reatores Nucleares 

http://lattes.cnpq.br/5290353116981449

 

Amir Zacarias Mesquita, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN / CNEN - MG)

Referências

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Publicado

03/12/2018

Como Citar

Morghi, Y., Mesquita, A. Z., Puente Angulo, J. A., & Baliza Maia, A. R. (2018). SIMULAÇÃO DO ESCOAMENTO EM CONTRACORRENTE ÁGUA/AR EM REATORES NUCLEARES PWR UTILIZANDO CÓDIGO OPENFOAM. HOLOS, 6, 92–102. https://doi.org/10.15628/holos.2018.5643

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