ECO2SEIA – LOW CARBON GREEN LABEL PRODUCTS: A GREEN MARKETING STUDY CASE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4451

Palavras-chave:

sustainable development, green marketing, eco-label, eco2SEIA product

Resumo

The importance of low carbon products has driven the Municipality of Seia, a small Portuguese town, to promote an eco-label for producers as a way to motivate this type of differentiation and as a means to distinguishing local products. Based on a literature review on sustainability, green marketing and environmental certification, this paper will address the way the community governance has designed its green strategy to launch this eco2SEIA eco-label – Low Carbon Products and how producers and consumers reacted and accepted this challenge. Demonstrating the importance of these actions on promoting the business and region sustainability, this paper also explains that, although the corporate social responsibility is a factor to be taken into account by companies, the investment in the green label as well as the impact on consumers did not meet the expectations. So, what went wrong is a question this paper proposes to answer.

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Biografia do Autor

Teresa Maria Dias Paiva, Instituto Politécnico da Guarda

Diretora da Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), desde Outubro de 2010,Professora Adjunta na Área da Gestão e Marketing, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPG, é doutorada em Gestão, especialidade em Marketing, área do Comportamento do Consumidor, Mestre em Ciências Empresariais, especialidade em Gestão Estratégica e do Desenvolvimento Empresarial e licenciada em Economia.

Diretora da revista Científica Egitania Sciencia desde setembro de 2012.

Cofundadora do Laboratório de Marketing da ESTG/IPG, onde desenvolve trabalhos de consultadoria empresarial.

Coautora do livro sobre Marketing Verde publicado em Portugal e Brasil. Desenvolve investigação na área do comportamento do consumo verde.

Na área do comportamento do consumidor, desenvolve ainda atividade em tendências e inovação de produtos, sendo atualmente a responsável pela Unidade de Tendências e Inovação do Inovcluster – Associação de Cluster do Centro, e foi a responsável pela TrendsAcademy – Observatório de tendências de consumo, em parceria com a empresa AYR Consulting, Trends and Innovation, criada em novembro de 2009 na ESTG/IPG, até novembro de 2011, e coautora do livro de 2010 e 2011 resultante dos estudos de observação de consumo efetuados.

É ainda promotora e formadora na área do Empreendedorismo, sendo a coordenadora nacional da atual 10ª edição do Concurso Poliempreende – concurso de projetos de vocação empresarial.

Vânea Garcia, Câmara Municipal de Seia

Mestre em Marketing e Comunicação

Referências

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Publicado

09/05/2017

Como Citar

Paiva, T. M. D., & Garcia, V. (2017). ECO2SEIA – LOW CARBON GREEN LABEL PRODUCTS: A GREEN MARKETING STUDY CASE. HOLOS, 8, 241–254. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4451

Edição

Seção

ARTIGOS

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