O DESVELAR DA ÁFRICA EM CRIAÇÕES ARTÍSTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Tânia Mára Souza Guimarães Souza Guimarães Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Sueli Teresinha Abreu-Bernardes Universidade de Uberaba - UNIUBE http://orcid.org/0000-0003-3731-521X

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3592

Palavras-chave:

Arte africana, afro-brasileira, Livros didáticos, Ensino Fundamental, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa de mestrado em educação e apresenta a análise de criações artísticas africana e afro-brasileira presentes em livros didáticos de História do Ensino Fundamental, em uma cidade do Triângulo Mineiro, durante o período de 2011 a 2013. As análises das expressões encontradas fundamentaram-se em princípios da pesquisa fenomenológica, segundo Bicudo. Observou-se, nas imagens, a predominância de expressões da arte pré-histórica, das máscaras africanas e de imagens que remetem à escravidão, dificultando o trabalho de valorização da identidade, da história e da cultura dos afro-brasileiros. Estudos interdisciplinares com a Arte e a História são, ainda, tênues. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Mára Souza Guimarães Souza Guimarães, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE; Pós-Graduada em Alfabetização pela Universidade Castelo Branco; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Inspetora Educacional do Município de Uberaba e Professora do Ensino Fundamental I e II de 2001 a 2008. 

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro de 2008 até a presente data, atuando na Pró-Reitoria de Ensino na Coordenação de Apoio ao Ensino.

 

 

Sueli Teresinha Abreu-Bernardes, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutora em Educação e Mestre em Educação Brasileira pela UFG, Mestre em Ciências e Valores Humanos pela UNIUBE; Licenciada em Filosofia. Professora titular da UNIUBE, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e nos cursos de licenciatura em EAD. Atualmente coordena, no âmbito da UNIUBE, os projetos de pesquisa: Estudos acadêmicos sobre o professor no Centro-este/FAPEMIG/CNPq, em parceria com UFG, UFMS, UFMT, UFT, UnB, UFU, UEG e UNIUBE; o Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular/CAPES-OBEDUC e FAPEMIG. É membro do Círculo Latinoamericano de Fenomenologia; do Observatorio Internacional de la Profesión Docente - OBIPD, da Universidade de Barcelona; da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos, da Federação de Arte Educadores-FAEB e da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste - REDECENTRO. É membro do Conselho Científico e parecerista de diversos periódicos. Tem experiência nas áreas de Arte, Educação e Filosofia, com ênfase nos estudos interdisciplinares e em metodologia da pesquisa qualitativa em educação, dedicando-se, sobretudo, aos seguintes temas: interdisciplinaridade, fenomenologia bachelardiana, filosofia da educação, interações arte-filosofia-educação e estudos sobre o professor. 

Referências

ANJOS, R. S. A. dos. A Geografia, a África e os Negros Brasileiros. In MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. revisada / – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204 p.: il. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf> Acesso em: 10 set. 2014.

BARBOSA, A. M. (Org.) Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2003.

BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000.

______. A pesquisa em educação matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 15-26, maio-ago. 2012. Disponível em: <http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1185> Acesso em 17 nov. 2013.

BICUDO, M. A. V.; BAUMANN, A. P. P.; MOCROSKY, L. F. Análise fenomenológica de projeto pedagógico. In: CONGRESSO DE FENOMENOLOGIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 4, 2011, Goiânia. Anais eletrônicos... Goiânia: UFG, 2011. p. 157-166.Disponível em: <http://anaiscongressofenomenologia.fe.ufg.br/up/306/o/ComunMariaViggianiBicudo.pdf> Acesso em: 14 nov. 2014.

BOULOS JÚNIOR, A. História, sociedade & cidadania, 8º ano. São Paulo: FTD, 2009.

BRASIL. Decreto nº 91.542, de 19 de agosto de 1985. Institui o Programa Nacional do Livro Didático, dispõe sobre sua execução e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto-91542-19-agosto-1985-441959-publicacaooriginal-1-pe.html> Acesso em: 10 dez. 2014.

CARDOSO, O. P. Tudo é História. História contemporânea. História do Brasil (séculos XIX-XX), 8º ano. São Paulo: Ática, 2011.

FAZENDA, I. C. A. Inderdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2001.

FERRARI, S. S. U. Encontros com arte e cultura, 1. ed. São Paulo: FTD, 2012.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago,1976.

MOTOOKA, D. Y. Para viver juntos, História, 6º ano. São Paulo: Edições SM, 2009.

NEMI, A. L. L.; BARBOSA, M. Para viver juntos, História. 7º ano. São Paulo: SM, 2009.

OLIVEIRA, J.; GARCEZ, L. Explicando a arte: uma iniciação para entender e apreciar as artes visuais. 4. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

PILETTI, N.; PILETTI, C.; TREMONTE, T. História e vida integrada, 7º ano. 4. ed. São Paulo: Ática, 2011.

Downloads

Publicado

20/04/2016

Como Citar

Souza Guimarães, T. M. S. G., & Abreu-Bernardes, S. T. (2016). O DESVELAR DA ÁFRICA EM CRIAÇÕES ARTÍSTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. HOLOS, 2, 337–346. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3592

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.