Editorial

Autores

  • José Yvan Pereira Leite

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3236

Resumo

Os caminhos de 2015 chegam aos seus primeiros seis meses, e neste contexto o periódico apresenta seu terceiro volume. O ambiente é turvo, por aqui e em várias esquinas do belo mundo.

Os indicadores do periódico avançam como é demostrado pela elevação das métricas do Google. O índice h5 do Google Acadêmico em 2013-2009 era 3, com mediana h5 igual a 4. Agora em julho foi publicado para o período de 2010-2014, em que a Holos o índice h5 e sua mediana subiram 5.

O periódico passou a integrar a Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrônicas Espanholas e Latinoamericanas - e-Revistas, que é um projeto apoiado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) do Governo da Espanha e tem como objetivo contribuir com a difusão e visibilidade das revistas publicadas na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Este periódico é acessado pela plataforma através do link http://www.erevistas.csic.es/

Também ampliou sua presença no continente asiático, através de sua inclusão na Airiti Library que esta sediada em Taiwan. Esta base está disponível no endereço http://www.airitilibrary.com/

A visibilidade do periódico traduz aos autores possibilidades de citações para além do seu meio, agora mais do que nunca sustentável pela redução dos custos operacionais e impacto ambiental, como também pelo crescimento do network formado pelo conselho editorial, autores e contatos estabelecidos em cada rede.

Os esforços para ampliar a difusão pouco a pouco mostram seus resultados, seja na estratégia para elevar a presença em um número maior de bases, seja na interlocução para ampliar o número de artigos oriundos do exterior. Nesta edição, com trinta e três artigos, se identifica artigos oriundos da Espanha (01), Índia (01), México (01), México/Espanha (01), Portugal (01), além dos 29 artigos brasileiros. Entre os artigos advindos do Brasil, 36,36% são do Rio Grande do Norte, destes 21,21% são advindos desta instituição. Esses números reforçam o caráter exógeno da publicação, quando analisado o fluxo contínuo das submissões dos manuscritos.

É interessante observar que o esforço por ampliar a publicação em outros idiomas eleva o potencial para citações. Nesta edição os leitores encontram artigos das grandes áreas de engenharia (petróleo, mineral, química, materiais, alimentos, ambiental, agrícola, produção), educação, ensino, educação física, administração, turismo e saúde. Essa entropia temática caracteriza a interdisciplinaridade do periódico, que estando nas nuvens o caracteriza como plural e ao mesmo tempo focado.

O tempo é da renovação de aprendizagens, aquele em que é preciso o olhar local e os sonhos para o futuro, claro que serenos e planejados.

Entre os meses de janeiro a junho, a revista foi acessada por 48,14 mil usuários, com 194,11 mil visualizações de páginas, as quais têm suas principais origens/mídias dos acessos informadas na figura 1.

 

Figura 1 – Principais origens/mídias dos acessos à HOLOS. Fonte – Google Analytics. Disponível no arquivo em pdf.

Observando-se a figura, nota-se que apenas 11,7% acessam a revista diretamente pela sua plataforma. Nota-se que o Google é a grande interface de visibilidade dos artigos, assim a escolha do título e das palavras chave são elementos facilitadores para a identificação dos artigos. Ampliar a divulgação nas redes sociais é recomendado aos autores.

Por estes lados existe um grande esforço pelo registro da história, em preservá-la e para criar o alicerce para o futuro. Acesse o espaço do sumário e se encontrar algo de interesse, mergulhe entre as linhas, se possível dialogue, compartilhe, enfim quando possível referencie-as!

 

Natal, 18 de julho de 2015.

Prof. José Yvan Pereira Leite


 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

24/07/2015

Como Citar

Leite, J. Y. P. (2015). Editorial. HOLOS, 3, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3236

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>