GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E LGBTFOBIA NA ESCOLA

Jeam Claude de Souza Gomes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo expor como se concebe as relações da diversidade sexual e de gênero trazendo também o tema LGBTfobia na escola. O mesmo trará uma reflexão conceitual acerca da temática na escola, bem como expor os principais paradigmas que impedem a consolidação da temática no currículo das escolas. Como procedimentos metodológicos o trabalho foi construído por meio de pesquisa bibliográfica em obras, artigos e anais correlacionados a temática. O trabalho se justifica pela necessidade de estudos ligados à temática de gênero e da população LGBT no que tange o processo da igualdade e liberdade de expressão, além disso, é necessário enaltecer estudos que tenham ligados ao tema, pois é extrema importância no âmbito acadêmico e no processo de formação docente. Como conclusão final o que se pode constata é que há um retrocesso nas discussões relacionadas à diversidade sexual e gênero na escola, bem como o aumento da LGBTFOBIA nas escolas.


Palavras-chave


Gênero, Diversidade Sexual, Escola.

Referências


ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. 3.ed. Lisboa: Presença.

DINIS, N. F. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em

Revista, Curitiba, n.39, p. 39-50, jan./abr. 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2017

FANTE, C.; PEDRA, J. A. Bullying escolar: perguntas & respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.

JUNQUEIRA, R. D. Homofobia: limites e possibilidades de um conceito em meio a disputas.

Disponível em: < http://www.cchla.ufrn.br/bagoas/v01n01art07_junqueira.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2017.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis:

Vozes, 1997.

TEIXEIRA, G. Manual antibullying: para alunos, pais e professores. Rio de Janeiro: BestSeller,




DOI: https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2018.7070

Apontamentos

  • Não há apontamentos.