A TEIA DE RELAÇÕES NA ESCOLA E O FAZER-PENSAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2016.4717Palavras-chave:
teia de relações, fazer-pensar, ensino de Geografia.Resumo
Este artigo se constitui no resultado de uma observação, descrição e análise realizada nas disciplinas “Estágio Supervisionado de Formação de Professores I” e “Estágio Supervisionado de Formação de Professores II”, em uma experiência vivenciada na Escola Estadual Nestor Lima – Natal – RN, no ano de 2013. O objetivo desta pesquisa é analisar a prática educativa desenvolvida a partir da teia de relações da referida escola. O caminho percorrido constituiu-se de observações in locu, entrevistas com a direção e professores de Geografia, e de uma revisão bibliográfica sobre o “fazer-pensar” na escola. Os resultados mostraram que diversos fatores influenciam na prática de ensino, desde as diretrizes educacionais e parâmetros curriculares nacionais, passando pelos programas e projetos educacionais nacionais, estaduais e internos à escola, e a infraestrutura física e os recursos humanos da escola. Nesse sentido, na tentativa de amenizar os problemas oriundos por esses fatores, precisa-se “fazer-pensar” a prática educativa, através de uma pedagogia radical e de uma concepção plena de educação, no qual o ensino de Geografia esteja relacionado ao cotidiano dos alunos e concepção educacional possibilite a transformação social, uma educação geográfica para além do capital.Referências
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