O ORDENAMENTO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE-RN A PARTIR DE SEUS PRINCIPAIS CICLOS ECONÔMICOS

Autores

  • MARCOS ANTONIO RODRIGUES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • LARISSA FERREIRA ALVES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavras-chave:

ordenamento territorial, ciclos econômicos, território, Portalegre-RN.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estudar o ordenamento territorial (OT) dado ao município de Portalegre-RN, a partir de seus principais ciclos econômicos. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico que discutisse e focasse a temática do ordenamento territorial e o desenvolvimento dos ciclos econômicos, a fim de possibilitar um melhor firmamento teórico-científico através de autores como Fernandes (2008), Estaba (1999), Andrade (1998), Moraes e Silva (2002), dentre outros. Ainda foram realizados trabalhos de campo no território em questão, através de pesquisa qualitativa, partindo da observação in lócus; bem como a realização de entrevistas com representantes de algumas instituições, tais quais: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (SEMATUR) e EMATER do município; além da realização de entrevistas com pessoas da comunidade do território em estudo. Através disso foi possível identificar que das várias atividades desenvolvidas no município três delas tiveram uma expressiva significância em relação as outras desenvolvidas no território: a cajucultura, a mandioca e o turismo, dando determinada configuração na dinâmica territorial de Portalegre, a partir de ações específicas de OT para o desenvolvimento territorial tanto do meio urbano, quanto o rural, contribuindo de forma significativa no que concerne à formação e sustentação econômica do município e no modelamento de seu território.

Biografia do Autor

MARCOS ANTONIO RODRIGUES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

GEOGRAFIA

Referências

ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia econômica. São Paulo: Atlas, 1998.

BRUM, Argemiro J. O desenvolvimento econômico brasileiro. Petrópolis – RJ: Vozes. 1998.

CAVALCANTE, Maria Bernadete; DIAS, Thiago Alves. Portalegre do Brasil: história e desenvolvimento: 250 anos de fundação de Portalegre. Natal, RN: EDUFRN, 2001.

CASCUDO, Luís da Câmara. História do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Achiamé, 1955.

ESTABA, Rosa Maria. La descentralización y la ordenación del territorio de Venezuela: estratégias hacia la modernidad. In: Scripta Nova. Revista eletrônica de geografia y ciencias sociales [On line]. Barcelona: Universidad de Barcelona, 15 de dezembro de 1999, No. 54. <http://www.ub.es/geocrit/sn-54.htm> [07 de novembro de 2008]. [ISSN 1138-9788].

FERRÃO, João. O Ordenamento do Território como Política Pública. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

FERNANDES, Maria de Fátima Diógenes. Turismo, políticas públicas e desenvolvimento local: um estudo da atividade turística no município de Portalegre-RN, no período de 2001 a 2008. Pau dos Ferros-RN, 2008.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção agrícola municipal 2013. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=241360&idtema=136&search=rio-grande-do-norte|severiano-melo|producao-agricola-municipal-lavoura-permanente-2013> Acesso em 20 de jun. 2015.

MORAES, Marcos Antonio de; SILVA, Paulo Sergio Franco. Geografia econômica: Brasil de colônia a colônia. Campinas, São Paulo: editora Átomo, 2002.

MORAES, Antonio Carlos R. Bases da formação territorial do Brasil, São Paulo: Ed. Hucitec, São Paulo, 2000.

MOREIRA, Cleiton Leite. Circuito inferior de produção da cajucultura no município de Portalegre-RN. Pau dos Ferros-RN, 2014.

OLIVEIRA, F. T; CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Produção do espaço e a cajucultura em Severiano Melo-RN. Revista Geo temas. Rio Grande do Norte. V. 01, n. 02, Jul./Dez. de 2011. Disponível em:<http://periodicos.uern.br/index.php/geotemas/article/viewFile/138/134> Acesso em 15 de mai. 2015.

PUJADAS, Romà; FONT, Jaume. Ordenación y planificación territorial. Madrid: Editorial Síntesis, 1998.

PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Atlas do Desenvolvimento Humano dos Municípios. Disponível em: <http://www.pnud.org.br/IDH/Default.aspx?indiceAccordion=1&li=li_AtlasMunicipios> Acesso em 15 de abr. 2015.

SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções sobre território. São Paulo: Expressão popular, 2007.

SEMATUR – Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Portalegre. Inventário da oferta turística do município de Portalegre/RN – 2001. Portalegre: SEMATUR, 2001.

Downloads

Publicado

07-02-2022

Como Citar

RODRIGUES, MARCOS ANTONIO; ALVES, LARISSA FERREIRA. O ORDENAMENTO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE-RN A PARTIR DE SEUS PRINCIPAIS CICLOS ECONÔMICOS. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 103–125, 2022. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/4058. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS