ENSINO MÉDIO: EXPECTATIVAS E REPERCUSSÕES NO PROJETO DE VIDA DAS JUVENTUDES DO IFPE

Autores

  • José Nildo ALVES CAU IFPE _ Barreiros
  • RAMON DE OLIVEIRA UFPE/ Professor DR. Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2019.3544

Palavras-chave:

EPTNM, Juventude, Projeto de vida

Resumo

A pesquisa faz parte do estudo de doutorado em Educação na UFPE, que visa analisar como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco contribuiu através das relações vivenciadas, no processo formativo dos jovens egressos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio para as suas escolhas e mediações para a materialização do projeto de vida. Para tanto, realizamos um estudo exploratório com 390 sujeitos dos campi de Belo Jardim, Barreiros e Vitória de Santo Antão com a finalidade de caracterizar o perfil socioeconômico dos jovens/alunos matriculados no curso Técnico Integrado de Agropecuária do IFPE (1º, 2º e 3º anos) e desvelar as expectativas de projeto de vida da juventude do IFPE, considerando a continuidade dos estudos, inserção no mundo trabalho e a vivencia da cidadania juvenil enquanto finalidades da EPTNM. As expectativas apontam para uma indefinição e uma imprevisibilidade em relação ás perspectivas para o projeto de vida que na sua maioria assinalam para continuidade do processo escolarização.

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Publicado

24-06-2019

Como Citar

CAU, José Nildo ALVES; OLIVEIRA, RAMON DE. ENSINO MÉDIO: EXPECTATIVAS E REPERCUSSÕES NO PROJETO DE VIDA DAS JUVENTUDES DO IFPE. Geoconexões, [S. l.], v. 1, p. 29–43, 2019. DOI: 10.15628/geoconexoes.2019.3544. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/3544. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS