POPULARIZAÇÃO GEOCIENTÍFICA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE MÉTRICAS DO CANAL DO GEOS-UFPEL NO YOUTUBE
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15728Palavras-chave:
geociências, recurso educacional aberto, métodos lúdicosResumo
A pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19) ocasionou mudanças no processo de ensino. As instituições de ensino superior adaptaram-se e passaram a figurar como divulgadores científicos no YouTube. A temática de Ciências Exatas e da Terra foi a segunda mais abordada nos conteúdos produzidos. Através do projeto unificado Grupo de Estudos em Geociências (GEOS) e seu canal no YouTube, a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) atuou na divulgação de temas geocientíficos, utilizando metodologias lúdicas. Porém, com o retorno às atividades presenciais, é possível que as métricas dos vídeos publicados na internet durante a pandemia reflitam preferências do público, de modo a orientar atividades de extensão futuras? Para responder à questão, este trabalho analisou as métricas de 10 vídeos publicados pelo GEOS-UFPEL, com dados obtidos no YouTube Studio do canal do projeto. Os resultados demonstram que as datas de publicação não influenciaram nos números de visualizações do canal e que os vídeos mais vistos estão associados aos tópicos mais básicos de geologia, como “As Camadas da Terra” e “Vulcões”. A maior parte do tráfego do canal é oriunda de vídeos sugeridos, o que pode indicar uma rede de divulgação geocientífica. Os dispositivos mais utilizados para acesso foram celulares e computadores. Conclui-se que as métricas do canal serão úteis para o planejamento de ações futuras e, em uma rede de divulgação científica, o conteúdo audiovisual do GEOS é um Recurso Educacional Aberto e cumpre o papel de auxiliar docentes na abordagem de temas científicos em sala de aula.
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