Organização do trabalho e formação dos trabalhadores numa microárea do Programa Saúde na Escola

Autores

  • Andreza Legramanti Gomes Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Moacir Fernando Viegas Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.7136

Palavras-chave:

Educação e saúde, trabalho e saúde, educação e trabalho, Programa Saúde na Escola, formação para o trabalho.

Resumo

O Programa Saúde na Escola (PSE) situa-se no contexto das políticas públicas de saúde implementadas nas primeiras décadas desse século, as quais têm ampliado as possibilidades de acesso à informação e aos serviços de saúde dos sujeitos sociais, constituindo importante iniciativa para a ampliação da cidadania e dos direitos sociais. Apesar do significativo número pesquisas sobre o Programa, a formação dos profissionais que nele atuam, condição para seu sucesso, tem recebido muito pouca atenção. A partir de nossa experiência como profissionais em programas de educação e saúde e como pesquisadores da área da educação, nosso objetivo no presente artigo é descrever e analisar as práticas educativas de formação dos trabalhadores que atuam no PSE na microárea de um município de médio porte do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Realizado entre os anos de 2014 e 2016, com metodologia qualitativa e análise documental, o estudo teve como sujeitos profissionais da área da saúde e da educação, com os quais foram aplicadas entrevistas que posteriormente foram objeto da análise de seu conteúdo. Os resultados revelam a precariedade das condições de formação dos profissionais que atuam no PSE e suas iniciativas para superar as limitações impostas por estas condições, além de reafirmar a importância do Programa para a realidade escolar.

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Biografia do Autor

Andreza Legramanti Gomes, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2016), especialista em Urgência e Emergência pelo Centro Educacional São Camilo (2014) e graduada em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2011). Docente do Curso de Cuidador de Idosos do PRONATEC em Rio Pardo no ano de 2013. Enfermeira no Hospital Bruno Born desde setembro de 2013, trabalhando na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal/Pediátrica, Unidades de Internação e atualmente no Centro de Material Esterilizado. Supervisora de Estágio do Curso Técnico de Enfermagem.

Moacir Fernando Viegas, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidad Autónoma de Barcelona (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu, fazendo parte, nessa última, da linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, do Mestrado e Doutorado em Educação. Os projetos de pesquisa em curso centram-se nas áreas de educação e trabalho, trabalho docente e educação e saúde.

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Publicado

24/12/2019

Como Citar

Gomes, A. L., & Viegas, M. F. (2019). Organização do trabalho e formação dos trabalhadores numa microárea do Programa Saúde na Escola. HOLOS, 5, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2019.7136

Edição

Seção

ARTIGOS

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