OS COMBUSTÍVEIS VERDES DO BRASIL - AVALIAÇÃO DA LUBRICIDADE DO BIODIESEL B5 E ÓLEOS DE MAMONA E COCO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2011.453Resumo
O biodiesel é uma opção brasileira ambiental e economicamente geradora de tecnologia, de divisas e de renda. Do ponto de vista tribológico, a lubricidade do Biodiesel e o tempo de vida da linha de alimentação do combustível se correlacionam. Cinco grandes fabricantes europeus de equipamentos de injeção de combustível Diesel e Biodiesel emitiram nota em 2009, chamando à atenção em relação ao uso da norma ASTM D 975-09, que tolera dimensão da escara de< 520 ?m (pela norma EN 590, de < 460 ?m) e; também ao tempo de vida em serviço destes equipamentos – afetado quando do uso de óleo biodiesel de plantas não-esterificadas. Este trabalho tem como objetivo determinar e avaliar a lubricidade de quatro óleos (B5, óleo diesel convencional, óleo de mamona e óleo de coco) pela sonda de deslizamento alternado de alta freqüência, o HFRR. Os resultados mostraram desempenho superior para o B5, o qual obteve de 40 % menor que o diesel convencional e de 30 % e de 15 % maiores quando comparado aos óleos vegetais de mamona e coco, respectivamente.Downloads
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Publicado
30/06/2011
Como Citar
Farias, A. M., Santana, J. S., Oliveira Filho, M. F., Santana, J. S., Barbosa, C. R. F., & Medeiros, J. T. N. (2011). OS COMBUSTÍVEIS VERDES DO BRASIL - AVALIAÇÃO DA LUBRICIDADE DO BIODIESEL B5 E ÓLEOS DE MAMONA E COCO. HOLOS, 3, 3–17. https://doi.org/10.15628/holos.2011.453
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Seção
ARTIGOS