EDITORIAL

Autores

  • José Yvan Pereira Leite

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2921

Resumo

A HOLOS com a publicação do primeiro volume de 2015 abre um novo ciclo, com esforços voltados para a internacionalização do periódico. A fase dos primeiros dez anos - ir além dos muros do Rio Grande do Norte foi superada com 14% dos acessos representados no Estado, seguidos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul. Também se observa acessos próximos de 9% advindos do exterior. A partir deste ano, com a estratégia de publicar pelo menos 10% dos artigos em língua inglesa, os acessos deverão crescer paulatinamente no exterior, com impacto no número de citações.

Em 2015 serão incorporados ao periódico todos os números publicados nas versões impressas, quando este era denominado de Revista da ETFRN, Revista do CEFET-RN e HOLOS. Esse compromisso garante a guarda da memória dos pioneiros que realizaram a proposição do nascimento em 1985 e daqueles que escreveram seus primeiros artigos.

O contexto de aprendizado da importância da guarda da memória para protagonizar e trilhar caminhos perenes no presente, valora os elementos para construir espaços de garantia de reencontros - Um valor inestimável para a educação e para a sociedade.

O periódico permanecerá neste ano com 6 edições regulares, no entanto publicará algumas edições especiais para ampliar a presença em espaços acadêmicos consagrados, entre eles o III Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional que publicará uma edição do periódico com recursos fomentado pelo Edital da FUNAPE/UFG/MEC/SECADI, sendo uma iniciativa da ANPED, difundida pelo Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste.

Esta primeira edição apresenta 22 artigos divididos por ordem de grandeza entre as seguintes áreas: cinco em educação/ensino, quatro em química, dois em agronomia, dois em meio ambiente, dois em biologia, dois em engenharia de produção, um em alimentos, um em ciência da computação, um em cultura, um em engenharia elétrica e um em engenharia dos materiais. A diversidade dos artigos reforça o caráter interdisciplinar do periódico.

Para ampliar a visibilidade dos artigos, esta editoria autoriza àqueles que publicarem neste periódico a inclusão dos artigos, em formato integral, nos repositórios institucionais

O Brasil entra em uma quadra que os esforços da academia devem se somar com a sociedade, tendo em vista prospectar alternativas para consolidar as políticas de estado que vislumbre uma sociedade moderna e desenvolvida. O papel do periódico neste caminho será o de fomentar o debate científico.

Esta editoria agradece a confiança em publicar os artigos na HOLOS e renovamos o reconhecimento do trabalho dos avaliadores ad hoc e do conselho editorial.

No hemisfério sul, o outono abre a estação e, em particular, no semiárido do nordeste do Brasil a alegria dos ventos úmidos combina com a liberdade do fazer científico, àquele comprometido com a imparcialidade e com a difusão do conhecimento para a juventude.

Para compartilhar com mais este importante momento, abra a janela na web e acesse a HOLOS. No sumário deste número escolha entre os artigos de interesse, transpire a melhor das energias para inspirar para além da juventude.

Uma ótima leitura!

 

Natal, 30 de março de 2015

Prof. José Yvan Pereira Leite

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

31/03/2015

Como Citar

Leite, J. Y. P. (2015). EDITORIAL. HOLOS, 1, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2921

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>