Editorial

Autores

  • José Yvan Pereira Leite

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1884

Resumo

Ao publicar seu último volume regular deste ano (Vol. 6, Ano 29, 2013), a HOLOS aproveita para divulgar alguns números que mostram a visibilidade e abrangência do periódico, a começar pelos dados do fator de impacto do periódico, relativos ao ano de 2012: o Global Impact Factor (2012 – 0,455) - http://globalimpactfactor.com o Universal Impact Factor (2012 – 0,584) http://www.uifactor.org Trata-se de dados que reforçam a importância do periódico, pois o fator de impacto revela o número médio de citações de artigos publicados em um determinado período. Neste volume, são publicados 19 artigos que tratam de temas atuais nas seguintes áreas: climatologia (radiação ultravioleta em Natal/RN; evapotranspiração no Seridó/RN); agrícola/aquicultura (métodos de abate de peixes; cultura do feijão; cultura da mandioca); ambiental (resíduos de demolição da arena Palestra Itália; uso/ocupação do solo; educação ambiental na prática docente; percepção ambiental); automação (análise de desempenho de redes residenciais); educação (burocracia no ensino superior; ensino de matemática; tecnologia assistiva); cultura (araruna; caboclinhos); e inovação (design de humanos; cadeias de suprimento). A variedade dos artigos apresentados demonstra o caráter interdisciplinar do periódico, que, nos seis volumes publicados em 2013, pôs à disposição da comunidade acadêmica 118 artigos nas mais distintas áreas, dos quais foram efetuados 46.476 downloads, sem contar os acessos aos artigos que estão nas bases indexadas, tais como ProQuest e EBSCO. Nesse contexto, convém ressaltar e comemorar a inclusão na política científica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) dos editais de fomento à pesquisa junto ao CNPq. Essas ações fortalecem e validam o papel da agenda de desenvolvimento tecnológico dos Institutos Federais, ajudando a fomentar a produção acadêmica. Na oportunidade, esta editoria aproveita ainda para recomendar dois trabalhos recentemente publicados sobre o IFRN: “A Forja e a Pena”, de Arilene Lucena de Medeiros e “A experiência pioneira do IFRN com reserva de vagas em seus processos seletivos”, de Nadir Arruda Skeete. A primeira obra, resultado de uma minuciosa pesquisa histórica, aborda a trajetória da Escola de Aprendizes de Natal à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte, com imagens e farta documentação. O livro está disponível em formato digital no endereço http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/a-forja-e-a-pena-1/at_download/arquivo. O segundo trabalho traz um relato da ousada experiência deste Instituto Federal com ações afirmativas desde as origens até o processo de formalização da reserva de vagas, com a descrição dos mecanismos adotados para o acolhimento dos grupos envolvidos no processo de acesso dos estudantes com baixo nível socioeconômico ao IFRN. Esta joia da política de inclusão social praticada nesta instituição está disponível para download no endereço http://www.flacso.org.br/gea/documentos/estudos_afirmativos/A_experiencia_pionera.pdf. Esta atmosfera dá uma ideia da ação institucional, que busca pautar-se nas melhores práticas do convívio social e do desenvolvimento científico e focar-se no compromisso com a disseminação e a valoração do conhecimento, com vistas a alterar o quadro de desenvolvimento socioeconômico. O registro dessa ação, materializado em mais uma publicação, só é possível graças à relação de mútua confiança entre editoria, autores e avaliadores ad hoc, que se vem consolidando ao longo do tempo, razão pela qual externamos especial agradecimento, ao tempo em que convidamos o leitor a acessar os artigos, com a alegria de compartilhar mais uma nova edição do periódico. À leitura! Prof. José Yvan Pereira Leite

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

22/12/2013

Como Citar

Leite, J. Y. P. (2013). Editorial. HOLOS, 6, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1884

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>