CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA PARA FINS TURÍSTICOS DAS AREIAS DE PONTA NEGRA – NATAL/RN/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2014.1834Resumo
A praia de Ponta Negra esta localizada em Natal, capital do Rio Grande do Norte, sendo esta o principal cartão postal do Estado que é caracterizado por uma grande duna margeada pela Mata Atlântica. Com o objetivo de gerar produtos voltados para desenvolvimento do turismo, associando temas da área mineral foi coletada amostra próximo ao Morro do Careca, seguida de classificação granulométrica, separação em meio denso e identificação mineralógica com técnicas de microscopia ótica e em MEV. Em seguida, as imagens foram tratadas e gerados produtos associando os minerais identificados (quarzto, epidoto, rutilo, magnetita, titanita, ilmenita, zirconita) na areia de praia com a paisagem da região. As imagens deverão ser utilizadas na geração de produtos, tais como cartões postais, pôsteres, camisetas, bateias, folders, livros, entre outros. Este trabalho elevará a divulgação e valoração da área mineral, bem como fomentará empreendimentos voltados para a divulgação científica.Downloads
Referências
CNPq. Popularização da Ciência. 2012. Disponível em: http://goo.gl/7FSbE
DANTAS, J. H. A., BAYER, M. M., LIMA, L. A. S., LEITE, J. Y. P. Areia de Ponta Negra – uma aplicação não convencional. In: XVII Simpósio de Geologia do Nordeste, v. único, p. 499-501, Fortaleza, Brasil, 1997.
MACHADO, M. M. M., RUCHKYS, U. Z. Valorizar e Divulgar a Geodiversidade: Estratégias do Centro de Referência em Patrimônio Geológico CRPG - MHNJB/UFMG. GEONOMOS 18 (2): 53-56. 2010.
KOPPE, J. C. A Lavra e a Indústria Mineral no Brasil – Estado da Arte e Tendência Tecnológicas. In: Tendências Tecnológicas Brasil 2015 – Geociências e Tecnologia Mineral.2007. pp 97-99.
Plano Nacional de Mineração 2030. Ministério de Minas e Energia. 2011. Disponível em: http://goo.gl/Ry1Sy