MOBILIDADE URBANA: UMA ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE NO BAIRRO DE NOVA BETÂNIA EM MOSSORÓ-RN

Autores

  • C. Liberalino
  • Gerson Gomes do Nascimento IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2015.2617

Palavras-chave:

Transporte Coletivo, Mobilidade Urbana, Mossoró, Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a acessibilidade no bairro de Nova Betânia, que integra o município de Mossoró-RN, por ser esta uma localidade que está imersa em um processo recente, porém contínuo, de transformação e que, em decorrência deste fato, tem apresentado grande demanda de deslocamentos. Sendo assim, para a melhor percepção da temática, trouxemos no primeiro capítulo um referencial teórico que versa sobre dois importantes conceitos: Mobilidade Urbana e Espaço Urbano. No segundo capítulo foi feita uma contextualização histórica da cidade, através do fornecimento de informações imprescindíveis para o entendimento da atual dinâmica de organização espacial. Além disso, foi apresentado um panorama da situação dos transportes na cidade como um todo e mais detalhadamente no recorte urbano foco do trabalho. Foi observado que a quantidade de veículos de transporte coletivo que atende a cidade é insuficiente diante do quantitativo populacional, existe má distribuição de itinerários que resulta em várias linhas atendendo uma pequena área enquanto grande parte é desassistida, além de outros problemas como a falta de rigor no cumprimento de itinerários e o estado de conservação da frota, pontos de parada, dentre outros. Enquanto procedimento metodológico, recorremos à bibliografia relacionada à temática abordada bem como a um trabalho de campo na qual foram realizadas entrevistas formais e informais, consulta a órgãos públicos e privados e visitas in loco na área objeto de estudo.  Através dessa análise, concluímos ser de baixa qualidade o serviço de transporte prestado à população, culminando na insatisfação coletiva. Identificou-se a necessidade de uma melhor gestão por parte das autoridades competentes levando em consideração a distribuição da população no espaço, bem como as principais demandas nos deslocamentos.

Biografia do Autor

Gerson Gomes do Nascimento, IFRN

Licenciado (1996) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Especialista em Geografia do Nordeste (1997/8) pela UFRN. Mestre em Geografia Urbana pela UFRN (2003); Doutor em Ciências Sociais pela UFRN (2011). Professor Efetivo do IFRN (Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), onde leciona nos cursos Técnico-Integrado e no Curso Superior de Geografia desta Instituição, ministrando as disciplinas Geografia Urbana e Geografia dos Serviços. Membro das Base de Pesquisas NUPEG do IFRN (Núcleo de Pesquisas e Estudos em Geografia) e Espaço e Poder da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Downloads

Publicado

12-12-2014

Como Citar

LIBERALINO, C.; NASCIMENTO, Gerson Gomes do. MOBILIDADE URBANA: UMA ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE NO BAIRRO DE NOVA BETÂNIA EM MOSSORÓ-RN. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 37–43, 2014. DOI: 10.15628/geoconexoes.2015.2617. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/2617. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS