FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.3160

Resumo

A educação profissional (EP) tem se configurado como importante campo de pesquisa. Por isso, este artigo trata do estado do conhecimento sobre a formação de professores para a EP e objetivou inventariar as produções acadêmicas acerca do tema apresentadas em eventos científicos no período de 2010 a 2017. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizam-se pela abordagem qualitativa, do tipo pesquisa sobre pesquisas. No trabalho foram analisadas as produções acadêmicas apresentadas nos seguintes eventos: reuniões da ANPEd, ENDIPE, SENEPT e Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. A apreciação dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, de Bardin (2002). Constatou-se acentuado crescimento de pesquisas sobre o tema em relação aos estudos até 2009; as temáticas recorrentes foram: a) processo de constituição da docência/saberes docentes na educação profissional; b) políticas de formação dos seus professores; c) análise de programas ou cursos de formação de professores; d) relação entre formação e trabalho docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, prevalecem pesquisas qualitativas, de campo e bibliográficas e, no primeiro caso, o lócus foram os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O instrumento de produção dos dados mais utilizado foi a entrevista, realizada com professores que atuam na educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Câmpus Sertão.

Mestre em Educação, Mestre em Direito e Doutora em Educação nas Ciências. Professora do IFRS - Câmpus Sertão.

Referências

Baptaglin, L. A. (2013). A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem da docência: o que está sendo pesquisado nas produções acadêmico-científicas? XI Congresso Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em: 19 jun.2014.

Bardin, L. (2002) Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bolzan, D. P. V., Isaia, S. M. de A. (2010). Pedagogia Universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos da professoralidade. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, 10, pp. 13-26, jan./abr.

Brasil. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. (2016). Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Disponível em: http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 31 nov. 2017.

Gariglio, J. A., Burnier, S. (2012). Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educação em Revista: Belo Horizonte. 28(01), pp.211-236. mar.

Gatti, B. A., Barretto, E. S. de S (2009). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco.

Gatti, B. A., Barretto, E. S. De S., André, M. E. D. A (2011). Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco.

Haddad, S. (2002). Juventude e escolarização: uma análise da produção de conhecimentos. Brasília/DF: MEC/Inep/Comped.

Machado, L. R. S. (2008). Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 1(1), jun. 2008. Brasília: MEC/SETEC, 2008.

Pena, G. A. C. (2011). Formação docente e aprendizagem da docência: um olhar sobre a educação profissional. Educação em Perspectiva, Viçosa, 2(1), pp. 98-118, jan./jun.

Veiga, I. P. A., Quixadá, C. Q. (2010). Docentes para a Educação Superior: processos formativos. Campinas, São Paulo: Papirus.

Downloads

Publicado

11/06/2018

Como Citar

Vieira, M. M. M. (2018). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS. HOLOS, 2, 243–258. https://doi.org/10.15628/holos.2018.3160

Edição

Seção

ARTIGOS