TESTE DE HETEROGENEIDADE PARA O MINÉRIO DE ALUMÍNIO

Autores

  • Daniel Armelim Bortoleto Universidade de São Paulo
  • Ana Carolina Chieregati Universidade de São - Escola Politécnica - Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo
  • Railson Lopes Maciel Alcoa World Alumina
  • Antonio Henrique Pereira Alcoa World Alumina

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1750

Resumo

A amostragem pode ser definida como o conjunto de operações destinadas à obtenção de uma amostra representativa de uma dada população ou lote de material. A redução da massa deve ser feita de forma criteriosa a fim de assegurar a confiabilidade dos processos envolvidos, não alterando as propriedades físico-químicas, tais como, teor e constituintes mineralógicos, do lote inicial. Mesmo que todos os procedimentos de amostragem sejam corretamente realizados, ainda haverá um erro associado à heterogeneidade constitucional do minério que não pode ser eliminado; o erro fundamental de amostragem (FSE). Neste contexto, os testes de heterogeneidade foram desenvolvidos com o objetivo de estimar o erro fundamental de amostragem. O presente trabalho estuda o desvio padrão gerado pela heterogeneidade constitucional do minério de alumínio da região oeste do Pará, a partir dos resultados obtidos no teste de heterogeneidade, visando otimizar protocolos de amostragem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Armelim Bortoleto, Universidade de São Paulo

Universidade de São - Escola Politécnica - Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo

Referências

CHIEREGATI, A. C. Reconciliação pró-ativa em empreendimentos mineiros. São Paulo, 2007, 201p. Tese de doutorado. Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

GY, P. 1998. Sampling for analytical purposes. 1st ed., translated by A.G. Royle, John

OLIVEIRA, Maria Lúcia M. de & AQUINO, José Aury de. Amostragem. In: SAMPAIO, João Alves et al (ed.). Tratamento de minério: Práticas laboratoriais. Rio de Janeiro, CETEM/MCT, 2007, 557p.

PITARD, F.F. 1993. Pierre Gy’s sampling theory and sampling practice: heterogeneity, sampling correctness, and statistical process control. 2nd ed., CRC Press, Boca Raton, Florida.

Downloads

Publicado

03/07/2014

Como Citar

Bortoleto, D. A., Chieregati, A. C., Maciel, R. L., & Pereira, A. H. (2014). TESTE DE HETEROGENEIDADE PARA O MINÉRIO DE ALUMÍNIO. HOLOS, 3, 234–238. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1750

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)