GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: AVALIAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS ADOTADOS NO HOSPITAL DA CIDADE DE GUAPORÉ-RS

Autores

  • Carla Raquel Dall´Agnese Reolon de Oliveira
  • Adalberto Pandolfo
  • Marcele Salles Martins
  • Aline Pimentel Gomes
  • Leila Dal Moro

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.886

Resumo

O presente trabalho constitui-se de um diagnóstico dos resíduos hospitalares gerados no hospital da cidade de Guaporé-RS, à luz da atual legislação brasileira. Neste trabalho são apresentados a concepção metodológica, o levantamento de dados e a sistematização de informações, que possibilitaram atender ao objetivo deste estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, aplicação de questionários, observação in loco, análise do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS). Pelas entrevistas e observações in loco, foi possível constatar que o hospital estudado não possui um sistema de gestão de Resíduos de Serviço de Saúde integralmente de acordo com as atuais legislações brasileiras. Pelo estudo conclui-se sobre a necessidade de adaptação do estabelecimento pesquisado às atuais legislações, além de um programa de educação continuada em serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Contagem da população. 2007. Disponível em: Acessado em: 15 de set. 2007.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resolução nº 358, de 29 de abril de 2005. Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 de abril de 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILERIA DE EMPRESES DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS- ABELPRE. Panorama de resíduos sólidos no Brasil, 2007. Disponível em: http://www.abrelpe.org.br. Acesso em: 16 de fev. de 2009.

MARTINS, F. L. Gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde: análise comparativa das legislações federais. 2004. Dissertação de Mestrado em Sistemas de Gestão – Universidade Federal Fluminense, Niterói,2004.

ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Resolução RDC 306, de 07 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 de dezembro de 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

SCHNEIDER, V. E. et al. Manual de gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde. 2 ed. Caxias do Sul: Educs, 2004.

BRITO, M. A. G. M. Considerações sobre resíduos sólido de serviços de saúde. V.2, n.2, 2000. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/682/692> Acesso em: 18 de mar. 2007.

RIBEIRO, M. R. O projeto de administração de resíduos de saúde de um hospital. Minas Gerais, 2005. Dissertação de Pós-graduação Lato senso em Administração Hospitalar - Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, 2005.

TAKADA, A. O plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e o direito do trabalhador. Brasília, 2003. Monografia de Especialização em Direito Sanitário para profissionais da saúde - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Brasília, 2003.

Downloads

Publicado

21/05/2013

Como Citar

Oliveira, C. R. D. R. de, Pandolfo, A., Martins, M. S., Gomes, A. P., & Dal Moro, L. (2013). GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: AVALIAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS ADOTADOS NO HOSPITAL DA CIDADE DE GUAPORÉ-RS. HOLOS, 2, 251–260. https://doi.org/10.15628/holos.2013.886

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)