O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2012.870Resumo
O Centro Educacional Patativa do Assaré (CEPA) é uma unidade de “ressocialização” para jovens de dezessete anos em conflito com a lei do sexo masculino que cumprem medida socioeducativa de internação, na cidade de Fortaleza, Ceará. Foi adotada a abordagem qualitativa (MINAYO, 2003) para realizar um estudo de caso referente à educação escolar ministrada no CEPA, com entrevistas e diário de campo como procedimentos metodológicos. Através da observação foi possível averiguar que a instituição possui cinco salas de aula adequadas, mas os alunos só desfrutam de duas horas diárias de aula. O ensino médio é ministrado através do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), independente da distorção entre série e idade, respeitando um sistema interno de rodízio. A análise das entrevistas, com os sete participantes, possibilitou constatar que: a frequência às salas de aula configura a atividade mais desejada pelos jovens; a educação escolar é suspensa sempre que eles são punidos por comportamento disciplinar indesejado; o tempo de aula é insuficiente; e a educação não contempla sua finalidade legal de desenvolver o educando para o exercício da cidadania e para a progressão em estudos posteriores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29/05/2012
Como Citar
Fialho, L. M. F. (2012). O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ. HOLOS, 2, 184–192. https://doi.org/10.15628/holos.2012.870
Edição
Seção
ARTIGOS