ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DO PNLD 2012

Autores

  • J. P. Stadler
  • F. S. Sousa Júnior
  • M. J. F. Gebara
  • F. R. G. S. Hussein

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.863

Resumo

Tendo em vista a grande importância dos livros didáticos no cotidiano da prática docente, esse artigo visa avaliar quatro livros indicados pelo PNLD 2012 quanto à presença dos obstáculos epistemológicos estudados por Bachelard, uma vez que esses não são analisados pelos examinadores do PNLD e podem gerar dificuldades de aprendizagem durante o processo de ensino. A análise foi feita considerando a obra como um todo e, então, pode-se perceber que todos os livros apresentaram obstáculos, em sua maioria verbal, cuja causa foi atribuída à tentativa de simplificar termos científicos ou abstratos. Por outro lado nenhum texto apresentou o obstáculo animista, o que pode indicar maior preocupação com a inserção da linguagem científica no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29/05/2012

Como Citar

Stadler, J. P., Sousa Júnior, F. S., Gebara, M. J. F., & Hussein, F. R. G. S. (2012). ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DO PNLD 2012. HOLOS, 2, 234–243. https://doi.org/10.15628/holos.2012.863

Edição

Seção

ARTIGOS