UMA PRÁTICA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DESENVOLVIDA NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • F. C. M. Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.851

Resumo

Este artigo descreve uma prática de planejamento participativo vivenciada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a partir de teorias e conceitos generalistas concebidos por estudiosos da ciência da administração acerca da função planejamento, constituindo-se como uma sistematização de referência operacional concreta. Trata-se de um modelo construído com base nos princípios de gestão democrática, tendo como principais instrumentos norteadores: o Projeto Político Pedagógico (PPP) unificado, trabalhado nos diversos Campi do IFRN com metodologia que integra os segmentos (discentes, docentes e técnico-administrativos) institucionais na definição de objetivos, metas e ações, consonantes com a função social do Instituto; o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), também elaborado com a participação da comunidade e que representa o esforço da Instituição em pensar seu desenvolvimento, em curto e médio prazo, de uma forma planejada coletivamente; e parâmetros oriundos de órgãos superiores (CONSUP, Ministério da Educação e órgãos de controle interno e/ou externo), além de avaliação diagnóstica da situação institucional. Nesse contexto, o Plano de Ação resulta, pois, de um processo de construção coletiva, envolvendo todos os Campi e a Reitoria, e cuja execução passa por monitoramento, acompanhamento e controle, com o objetivo de garantir a consecução dos objetivos propostos através das metas estabelecidas e, se necessário, corrigir rumos e superar eventuais dificuldades.

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Publicado

15/05/2012

Como Citar

Fernandes, F. C. M. (2012). UMA PRÁTICA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DESENVOLVIDA NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. HOLOS, 2, 87–95. https://doi.org/10.15628/holos.2012.851

Edição

Seção

ARTIGOS