TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS

Autores

  • Míriam Stassun Santos
  • Carmem Lúcia Costa Amaral
  • Maria Delourdes Maciel

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2010.416

Resumo

Apresentaremos resultados de uma pesquisa qualitativa, método “estudo de caso”, com observação sistemática durante as aulas práticas de Química Orgânica Aplicada, que adotou como programa curricular, alguns temas sociocientíficos (TS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Participaram alunos do 30 ano do ensino profissional técnico de Química integrado ao ensino médio, do CEFET-MG. Produzimos dados partindo de questionários (inclusive o internacional - PIEATCTS), anotações, aulas gravadas e filmagens. Consideramos como pressupostos básicos a centralidade no trabalho prático, a percepção dos alunos sobre abordagem metodológica, o desenvolvimento de atitudes, valores e habilidades. Evidenciamos a importância da formação e da experiência do professor conduzindo as discussões, o aumento de interações dialógicas e a promoção de situações vivenciais dos alunos, principalmente em relação às atitudes e aos valores. Os resultados apontaram a importância de adotar estratégias envolvendo alunos em discussões de temas reais, e a inserção de TS nos currículos do ensino profissional técnico de Química de nível médio, como condições fundamentais para o alcance do objetivo da formação da cidadania. E ainda, mostraram o enfoque CTS, como fonte fecunda para a análise do processo educacional das áreas técnicas, com potencialidades transformadoras, para cursos que visem à alfabetização científica na perspectiva humanística, reflexiva e crítica.

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Publicado

27/11/2010

Como Citar

Santos, M. S., Amaral, C. L. C., & Maciel, M. D. (2010). TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (CERVEJA) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS. HOLOS, 4, 130–142. https://doi.org/10.15628/holos.2010.416

Edição

Seção

ARTIGOS