A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA DO IFRN-CAMPUS NATAL ZONA NORTE: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA.

Autores

  • Moyses de Souza Filho
  • Hunaway Albuquerque Galvão de Souza

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2010.366

Resumo

Este estudo investigou as vivências corporais sócio escolares precedentes dos alunos do PROEJA do IFRN Campus Natal Zona Norte, como estratégia de elaboração da avaliação diagnóstico para o planejamento da disciplina Educação Física. A investigação se fundamentou na pesquisa do tipo descritiva qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário aberto no qual os alunos puderam expressar suas opiniões acerca das experiências corporais vividas.Os resultados apontaram que os investigados tiveram vivências corporais significativas sociais na infância, porém houve um hiato na experiência com a Educação Física no ensino fundamental e que as atividades físicas praticadas no momento pelos pesquisados refletiam o senso comum do conhecimento da cultura corporal acerca do movimento humano. As sugestões para as atividades da Educação Física surpreenderam pela pertinência e complexidade temática. A metodologia desenvolvida nessa experiência pedagógica fundamentou-se na concepção do ‘ensino aberto às experiências’.A seleção dos conteúdos considerou as categorias conceitual, procedimental e atitudinal e o processo avaliativo teve como critérios os fatores qualitativos da participação e da interação do grupo com o processo ensino aprendizagem.Concluiu-se que esta experiência proporcionou novas perspectivas de ação pedagógica para a Educação Física além de contribuir para a emancipação sócio educacional dos sujeitos do PROEJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20/04/2010

Como Citar

Souza Filho, M. de, & Souza, H. A. G. de. (2010). A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA DO IFRN-CAMPUS NATAL ZONA NORTE: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. HOLOS, 1, 141–152. https://doi.org/10.15628/holos.2010.366

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)