A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA DO IFRN-CAMPUS NATAL ZONA NORTE: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA.
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2010.366Resumo
Este estudo investigou as vivências corporais sócio escolares precedentes dos alunos do PROEJA do IFRN Campus Natal Zona Norte, como estratégia de elaboração da avaliação diagnóstico para o planejamento da disciplina Educação Física. A investigação se fundamentou na pesquisa do tipo descritiva qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário aberto no qual os alunos puderam expressar suas opiniões acerca das experiências corporais vividas.Os resultados apontaram que os investigados tiveram vivências corporais significativas sociais na infância, porém houve um hiato na experiência com a Educação Física no ensino fundamental e que as atividades físicas praticadas no momento pelos pesquisados refletiam o senso comum do conhecimento da cultura corporal acerca do movimento humano. As sugestões para as atividades da Educação Física surpreenderam pela pertinência e complexidade temática. A metodologia desenvolvida nessa experiência pedagógica fundamentou-se na concepção do ‘ensino aberto às experiências’.A seleção dos conteúdos considerou as categorias conceitual, procedimental e atitudinal e o processo avaliativo teve como critérios os fatores qualitativos da participação e da interação do grupo com o processo ensino aprendizagem.Concluiu-se que esta experiência proporcionou novas perspectivas de ação pedagógica para a Educação Física além de contribuir para a emancipação sócio educacional dos sujeitos do PROEJA.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20/04/2010
Como Citar
Souza Filho, M. de, & Souza, H. A. G. de. (2010). A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROEJA DO IFRN-CAMPUS NATAL ZONA NORTE: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. HOLOS, 1, 141–152. https://doi.org/10.15628/holos.2010.366
Edição
Seção
ARTIGOS