Editorial

Autores

  • André Luis Calado Araújo
  • J Y P Leite

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2009.273

Resumo

A Revista Holos - periódico científico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), apresenta 10 artigos em sua segunda edição de 2009. A inserção da Holos no Portal de Periódicos da CAPES na área multidisciplinar é um marco importante que merece ser registrado, demonstrando que o periódico amplia sua visibilidade e maturidade no mundo acadêmico. Nesse sentido, o primeiro artigo traz uma contribuição que trata da gestão nos Institutos Federais – o desafio do centenário da Rede Federal de Educação Tecnológica. O novo arranjo situacional caracteriza-se como próprio de uma estrutura em rede, para integrar sistemicamente diversas organizações de ensino, pesquisa e extensão – no âmbito nacional a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, e no espaço regional, os vários Campi, através de uma Reitoria. O autor tem uma vasta experiência em gestão no IFRN e esse artigo promove uma discussão sobre os novos caminhos para os Institutos Federais. O segundo artigo é uma contribuição da Universidade Federal de Campina Grande e traz uma discussão sobre a temática agrícola, em particular sobre a salinidade da água e biofertilizantes bovinos e seu efeito na biometria da cultura do pimentão. Os autores são oriundos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFCG. Uma colaboração entre o IFRN e microempresas que operam em área do APL de base mineral do Seridó do Estado do Rio Grande do Norte é apresentada no terceiro artigo, os empresários focam seu trabalho nos rejeitos de usinas de processamento de scheelita, apresentam metodologia e resultado que caracterizam as pilhas de rejeitos como potenciais depósitos. A quarta contribuição apresenta um estudo do efeito da deformação e da velocidade sobre a resistência dos solos cimentados artificialmente. Este artigo é um resultado do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI/CNPq. O quinto artigo apresenta um trabalho de cooperação científica entre o IFRN e a UFRN em projeto na área energética objetivando identificar os principais fatores que afetam o desempenho de um sistema de refrigeração com CO2. A análise revela que o compressor e a válvula de expansão são as grandes fontes de perdas energéticas no sistema e que os esforços da pesquisa devem ser direcionados para o aprimoramento destes componentes. O desenvolvimento de um kit educacional para o controle e a supervisão aplicados a níveis hidrodinâmicos é apresentado no sexto artigo. O trabalho mostra o desenvolvimento de protótipo com o objetivo de disponibilizar modelos em escala de laboratório que simulem situações reais e ampliem o aprendizado. O referido trabalho é uma contribuição de autores do IFRN. A temática da gestão ambiental no IFRN e a implementação de uma política ambiental são tratadas no sétimo artigo. Os autores trazem as diretrizes que tratam, respectivamente, de controle eficiente de água e energia, uso racional de materiais de consumo, gerenciamento de resíduos sólidos, gerenciamento de obras civis, gerenciamento de áreas verdes, educação ambiental, suporte de recursos e requisitos legais. Já o oitavo artigo de pesquisadores do IFRN, traz uma contribuição da tecnologia da informação ao comércio, através da preposição do m-commerce como fator de competitividade. Os autores apresentam a utilização de dispositivos móveis para a agilização do processo de venda em empresas de distribuição, de forma a facilitar e reduzir os custos das operações nas empresas do ramo. A discussão sobre o território e o seu uso atual no agreste potiguar é abordada no nono artigo, o qual traz um enfoque do processo histórico de uso do território pelos homens, que revela os diferentes interesses dos diversos agentes sociais que atuam nesse uso. O artigo é uma contribuição do programa de pós-graduação em geografia da UFRN. Uma reflexão sobre a elaboração de materiais didáticos de língua portuguesa para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é apresentada no décimo artigo. O tema é atual e relevante para a docência, tendo em vista que esta modalidade de ensino se amplia no país e mostra-se necessário compartilhar conhecimento, visando elevar os padrões de qualidade da educação brasileira. Este artigo é uma contribuição de pesquisadores do IFRN. Por fim, o último artigo discute um tema dos mais atuais que é a adolescência e o limite. O trabalho apresenta resultados de investigações em sala de aula com estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central (Natal/RN), onde os alunos conversam entre si sobre o tema adolescência, dois psicólogos constroem um texto onde tentam articular o conceito de adolescência e de limite a partir da realidade vivenciada pelos mesmos nesta instituição educacional. O trabalho é uma contribuição de psicólogos do IFRN. Enfim, o Conselho Editorial da Holos convida os leitores a acessarem a revista a fim de identificar artigos de interesse. Boa leitura! Os Editores Prof. André Luis Calado de Araújo Prof. José Yvan Pereira Leite

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Publicado

06/11/2009

Como Citar

Araújo, A. L. C., & Leite, J. Y. P. (2009). Editorial. HOLOS, 2, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2009.273

Edição

Seção

EDITORIAL

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