Editorial

Autores

  • José Yvan Pereira Leite

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2453

Resumo

EDITORIAL

Esta edição é publicada na semana das comemorações dos 105 anos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, as quais demarcam a presença nas principais regiões econômicas e o compromisso de contribuir com o desenvolvimento regional. Este processo está associado à expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica no Brasil e, em particular, no Estado do Rio Grande do Norte.

Parte deste editorial foi escrito no ambiente da floresta amazônica, nos espaços de difusão científica dos eventos I Mostra Técnica e Tecnológica do Instituto Federal do Amapá e da II Feira de Ciência e Engenharia do Estado do Amapá. Entre a floresta e o semiárido brasileiro transpira um ambiente complexo que necessita educação e colaboração científica.

O plano de desenvolvimento institucional (PDI) do IFRN para o período (2014-2019) está em fase de conclusão, com definições que tem implicações nas estratégias para a área editorial, a saber, elevação do número de artigos publicados em inglês, elevação do Qualis/CAPES e internacionalização. Esta política reforça a trajetória para se construir um futuro com os olhares para a sociedade globalizada.

O periódico tem recebido artigos que retratam o desenvolvimento científico. Além disso, dilemas atuais do currículo, da inserção da juventude no mercado de trabalho, internacionalização e do tempo de formação, devem ser objeto de estudo para nortear e maximizar o potencial entre a formação e as demandas da sociedade.

É claro, é preciso mencionar que o Brasil se encontra em período eleitoral e o desenvolvimento das áreas de ciência, tecnologia e inovação precisa de políticas de Estado perenes, que não estejam submetidas à alternância de governo.

Nesta edição são publicados 43 artigos com temas de caráter multidisciplinares perpassando o meio ambiente, a mineração, a química, a energia, a agricultura, a informática, a gestão, as ciências sociais, o ensino e a divulgação científica.

O conselho editorial é ampliado através de convite ao Instituto Politécnico da Guarda, que recomendou a profa. Teresa Maria Dias Paiva que passa a integrá-lo, fortalecendo a cooperação entre as instituições.

Ainda como política de internacionalização, o periódico integra as revistas que colaboram com a IV Jornadas Iberoamericanas Recursos Humanos Y Responsabilidad Social que será realizada em fevereiro de 2015 pela Universidade da Coruña na Espanha, sob coordenação da profa. Maria Sánchez, que gentilmente convidou o periódico a integrar o conjunto de revistas com potencial para publicação de artigos.

Reforçamos as comemorações do décimo ano online do periódico, motivo de alegria institucional pela trajetória acertada na difusão cientifica e consolidação da política editorial a instituição.

Aproveitamos para agradecer aos autores pela sempre confiança em publicar seus resultados neste periódico, aos avaliadores ad hoc pelos trabalhos que primam pela qualidade dos artigos que publicamos e aos membros do conselho científico, por proporcionar equilíbrio ao periódico.

Convido-os a acessar o sumário, identificar artigos de interesse, realizar sua leitura e difundir em seus espaços os resultados dos artigos disponíveis no quarto volume da HOLOS.

 

Prof. José Yvan Pereira Leite 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

26/09/2014

Como Citar

Leite, J. Y. P. (2014). Editorial. HOLOS, 4, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2453

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7