CARACTERIZAÇÃO DO EFLUENTE DE UMA USINA DE FABRICAÇÃO DE FERRO-LIGAS DE MANGANÊS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.1767Resumo
Na fabricação de ferro-ligas de manganês, são gerados efluentes líquidos advindos, principalmente, de calhas de drenagem hídrica dos pátios de estocagem de matéria-prima, produto e resíduos. Partículas com dificuldade de decantação natural, podem conferir à água características de turbidez e cor. Deste modo, o presente trabalho teve como finalidade a caracterização do efluente e da água tratada do tanque de decantação de uma usina de fabricação de ferro-ligas. As características examinadas foram: turbidez, sólidos totais (ST), sólidos em suspensão (SS), sólido dissolvidos (SD), pH, Eh, DQO e análise química. A turbidez antes do tratamento foi de 417 NTU e, após a passagem pelo tanque, obteve-se valor igual a 44 NTU, valor superior aos padrões de emissão para classe 1 regulamentados pela legislação ambiental brasileira em vigor (Resolução CONAMA n° 357/2005). Os valores de ST, SS e SD do efluente foram iguais a 225, 114,3 e 110 mg/L, respectivamente. Na água tratada os valores foram de 93, 48,3 e 45 mg/L para ST, SS e SD, respectivamente. O processo de decantação foi capaz de reduzir até 21% da DQO. As concentrações dos elementos Al, Mn e S estão acima dos valores máximos permitidos pela Resolução n° 357 de 2005 do CONAMA.
Downloads
Referências
CONAMA. Resolução CONAMA n° 357/2005. Qualidade das águas. p. 280-303, 2005.
GUEDES, C. D. Coagulação/floculação de águas superficiais de minerações de ferro com turbidez elevada. Ouro Preto, 2004. Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais, Universidade Federal de Ouro Preto, 2004.
OHLWEILER, O. A. Química analítica quantitativa. Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro, 1974.
REIS, É. L. Caracterização e tratamento de alguns minérios de manganês utilizados para produção de ferro-ligas, com ênfase no comportamento do As, Pb, Cd, Hg e Zn. Ouro Preto,2010. Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Minas, 2010. Tese de Doutorado -Engenharia de Materiais/REDEMAT- Escola de Minas – Universidade Federal de Ouro Preto).
REIS, É. L.; LENA, J. C.; GUEDES, C. D. A medição da turbidez contento partículas escuras (goethita e hematita). In: Anais do Encontro da Associação Brasileira de Química, 2003. v. 52, São Paulo, Associação Brasileira de Química.
SANTOS, E. S. caderno Pedagógico - Análises físico-químicas de águas e de solos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Superintendência da Educação , Pinhais, Paraná, 2008.
SILVA, S. A. & OLIVEIRA, R. Manual de Análises Físico-Químicas de Águas de Abastecimento e Residuárias. Campina Grande, DEC/CCT/UFPG, 2001.
SILVA, A. C.; REIS, É. L.; SILVEIRA, A. L. Wastewater characterization from a ferromanganese alloys plant. In: XXVII International Mineral Processing Congress -IMPC 2014. Santiago, Chile.