USO DO REFRATÔMETRO ÓPTICO PORTÁTIL PARA MEDIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES DE AMIDO NA FLOTAÇÃO REVERSA DE MINÉRIO DE FERRO

Autores

  • Aline Lorraine Silva Lacerda Universidade Federal de Ouro Preto/ Escola de Minas/Departamento de Engenharia de Minas
  • Erica Linhares Reis Universidade Federal de Ouro Preto/ Escola de Minas/Departamento de Engenharia de Minas
  • Alysson Antônio Borges VALE - Centro de Pesquisas Tecnológicas, Mina de Alegria - Mariana - MG

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1765

Resumo

Na flotação reversa de minério de ferro e comum a utilização de amido como depressor. Para a preparação do amido e necessário a adição de hidróxido de sódio para gelatinização. A quantificação de amido, assim como outros reagentes, pode se fazer necessária em diferentes etapas de ensaios de flotação. O presente trabalho avaliou a viabilidade de uso do refratômetro para quantificação de amido em soluções de depressores preparados a partir de farelo de mandioca e amido de milho sendo o processo de gelatinização realizado com a adição de hidróxido de sódio. Foram preparadas soluções com diferentes relações de amido/NaOH, que variando de 4/1 a 16/1. Os resultados mostraram as leituras de concentração realizadas no refratômetro não condizem com o real calculado, isso devido a presença de dois solutos (amido e hidróxido de sódio) para um solvente (água), o que altera a leitura do instrumento, exceto para a relação 10/1, onde todo o amido foi gelatinizado consumindo todo o NaOH e apresentando apenas um soluto em solução. O refratômetro ao medir a concentração da solução para as demais proporções amido/ NaOH não estava medindo apenas a quantidade de amido, mas identificando o excesso de NaOH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lorraine Silva Lacerda, Universidade Federal de Ouro Preto/ Escola de Minas/Departamento de Engenharia de Minas

Graduanda em Engenharia de Minas Universidade Federal de Ouro Preto/ Escola de Minas/Departamento de Engenharia de Minas

Erica Linhares Reis, Universidade Federal de Ouro Preto/ Escola de Minas/Departamento de Engenharia de Minas

Professora Adjunta Departamento de Engenharia de Minas/ EM/UFOP

Alysson Antônio Borges, VALE - Centro de Pesquisas Tecnológicas, Mina de Alegria - Mariana - MG

Engenheiro de Processos

Referências

ARAÚJO, A.C., VIANA, P.R.M., PERES, A.E.C. Reagents in iron ores flotation. Minerals Engeneering. v. 18, p. 219-224, 2005.

ARAÚJO, A.C., OLIVEIRA, J.F., PERES, A.E.C., VIANA, P.R.M. A flotação de minérios de ferro. In: Chaves, A. P. (org.). Teoria e prática do tratamento de minérios: Flotação: O Estado da Arte no Brasil. v.4, Editora Signus, São Paulo, p. 317-329, 2006.

ARAÚJO, A.C., VALADÃO, G.E.S. Introdução ao tratamento de minérios, Editora UFMG, Belo Horizonte, p. 132, 2007.

BOBBIO, P.A., BOBBIO, F.O. Química do processamento de alimentos. 2ª edição, Editora Varela, São Paulo, p. 151, 1995.

JENKINS, F.A., WHITE, H.E. Fundamentals of Optic, 3ª edition, McGraw-Hill Book Company, New York, p. 3¬¬¬¬¬-4, 1957.

LACERDA, A.L.S., REIS, E.L., BORGES, A.A. The use of optical refractometer to measure the concentration of starch solutions in reverse flotation of iron ore, In: 9th International Mineral Processing Seminar - PROCEMIN 2012, Santiago, p. 53-54, 2012.

TURRER, H.D.G. Polímeros depressores na flotação de minério de ferro. Belo Horizonte, 2007. Dissertação de mestrado - Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

Downloads

Publicado

03/07/2014

Como Citar

Lacerda, A. L. S., Reis, E. L., & Borges, A. A. (2014). USO DO REFRATÔMETRO ÓPTICO PORTÁTIL PARA MEDIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES DE AMIDO NA FLOTAÇÃO REVERSA DE MINÉRIO DE FERRO. HOLOS, 3, 239–244. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1765

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)