ROTA DE PROCESSO PARA CONCENTRAÇÃO DE MINÉRIOS DE FERRO HIDRATADOS

Autores

  • Gunter Chaves Lipper Universidade Federal de Minas Gerais
  • Antônio Eduardo Clark Peres Escola de Engenharia - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1763

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma rota de processo para reduzir a influência negativa dos minérios hidratados, principalmente os goethíticos, na qualidade do concentrado de minério de ferro de alto teor. Foi comprovado que o circuito convencional de flotação deve ser dividido em grossos e finos, com esta divisão espera-se um ganho de 2% na recuperação mássica no concentrado final sem perda de qualidade. Além da amostra de concentrado da primeira etapa de obtenção de pellet feed, foram testadas outras amostras com níveis diferentes de hidratação em pH 7, utilizando-se sulfato de sódio como ativador de superfície da hematita, aquecimento da polpa em 85ºC para diminuir a tensão superficial e melhorar a estabilidade de bolhas e também foi testada a utilização de ultrassom para expulsão das partículas ultrafinas dos interstícios das partículas maiores e porosas. Foi então demonstrado que é possível flotar hematita e aumentar o teor de ferro no concentrado final em 0,5%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gunter Chaves Lipper, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Engenharia de Minas pela UFOP em 2000, concluiu mestrado em Tecnologia Mineral pela UFMG em 2012. Atualmente atua como Gestor de Projetos de Engenharia de Mineração pela Gerdau, trabalhou na Vale de 2008 a 2012, atuando nas áreas de engenharia de projetos, gerenciamento de contratos e de equipes técnicas multidisciplinares e como Engenheiro de Processo da Mina de Brucutu. Na área acadêmica, atua como professor assistente do curso de pós-graduação lato sensu em engenharia de projetos industriais da PUC-Minas em Belo Horizonte.

Antônio Eduardo Clark Peres, Escola de Engenharia - UFMG

Prof Titular, Pesquisador do CNPq, Prof da UFMG

Referências

CILEK E.C., OZGEN S. Effect of ultrasound on separation selectivity

and efficiency of flotation, Minerals Engineering, v. 22, n. 14, p. 1209-1217, 2009.

CASTRO, E.B., CRUZ, M.R. Modificação do circuito de flotação da planta de beneficiamento de Vargem Grande. Anais do IV Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro e XXXIII Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias Primas da ABM, p.580-588, Ouro Preto, Brasil, 2003.

HENRIQUES, A.B. Caracterização e estudo das propriedades eletrocinéticas dos minerais de ferro: hematita, goethita e magnetita. Tese de Doutorado em Engenharia Metalúrgica de Minas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas, Universidade Federal de Minas Gerais, p. 223, 2012.

IWASAKI, I., COOKE S.R.B., COLOMBO, A.F. U.S. Bureau of Mines, Report of investigations (RI 5593) p.1- 23, 1960.

LIMA, N.P. Avaliação do processo de flotação para diferentes frações granulométricas. Tese de Doutorado em Engenharia Metalúrgica de Minas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas, Universidade Federal de Minas Gerais, p. 160, 2010.

LIPPER, G.C. Rota de processo para concentração de minérios de ferro hidratados. Dissertação de Mestrado em Tecnologia Mineral. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas, Universidade Federal de Minas Gerais, p. 19 - 148, 2012.

RABOCKAI, T. Físico-química de Superfícies, OEA, Washington, Cap.2, p. 10, 1979.

SANTOS, G. Informações geológicas e amostras para caracterização do minério do Projeto Apolo, Relatório interno da Vale, 2006.

VALE, GADMF Documento interno da Vale: Dados básicos e critérios de projetos, RG0002 GADMF N0007_Apolo_rev04, 2010.

Downloads

Publicado

03/07/2014

Como Citar

Lipper, G. C., & Peres, A. E. C. (2014). ROTA DE PROCESSO PARA CONCENTRAÇÃO DE MINÉRIOS DE FERRO HIDRATADOS. HOLOS, 3, 272–283. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1763

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)