MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO VAL PARAÍSO: análise socioeconômica

Autores

  • José Deomar de Souza Barros
  • Lucia Helena Garófalo Chaves Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Soahd Arruda Rached Farias Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1579

Resumo

RESUMO Mensurar a deterioração socioeconômica de uma microbacia hidrográfica é um dos primeiros passos necessários para adotar medidas mitigadoras, com vista ao desenvolvimento sustentável local. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo determinar as deteriorações socioeconômicas da microbacia hidrográfica do Riacho Val Paraiso – PB. A referida pesquisa foi realizada no período de 10 de maio de 2013 a 03 de julho de 2013, contendo uma amostra de 68 famílias. Foi elaborado um questionário socioeconômico, de acordo com a metodologia de Rocha (1997), e aplicado na forma de entrevistas em visitas feitas as comunidades rurais que fazem parte da microbacia supramencionada. Os resultados obtidos indicam que a região se encontra em elevado processo de deterioração socioeconômica, com mais de 50% da área comprometida. PALAVRAS-CHAVE: deterioração socioeconômica, desenvolvimento sustentável, fator social, fator econômico, fator tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Deomar de Souza Barros

Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia e em Química; Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Especialista em Agroecologia; Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Ensino de Química; Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestre e Doutorando em Recursos Naturais; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Lucia Helena Garófalo Chaves, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1977), mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1983) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1985). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Campina Grande com Pós-Doutorado na Universidade do Arizona, USA (2004). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Química do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade, salinidade, propriedades quimicas, variabilidade espacial e uso de rejeitos.

Soahd Arruda Rached Farias, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1988), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/UAEAg na área de mecanização agrícola e meio ambiente, ministrando disciplinas de Elementos de máquinas, Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental, além de Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas na pós graduação de Engenharia Agrícola. Socia voluntária da ONG Centro de Desenvolvimento Difusão e Apoio Comunitário. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, barragem subterrânea, água, semi-árido, solo, projetos agrícolas, Manejo Integrado de Bacia Hidrográfica.

Downloads

Publicado

02/08/2014

Como Citar

Barros, J. D. de S., Chaves, L. H. G., & Farias, S. A. R. (2014). MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO VAL PARAÍSO: análise socioeconômica. HOLOS, 4, 34–46. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1579

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)