VIABILIZAÇÃO DE REJEITOS DE VIDRO PARA PRODUÇÃO DE TIJOLOS CERÂMICOS

Autores

  • Álvaro César Pontes Galvão Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Aline Cristina Mendes Farias Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luiz Guilherme Meira Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1555

Resumo

Atualmente são consumidos grandes quantidades de materiais para a construção de moradias populares. Baseado nesta situação, este trabalho se dedica na produção de blocos cerâmicos com o rejeito de vidro moído (resultante da lapidação em vidrarias). Foram feitos corpos-de-prova cilíndricos compostos por cimento, areia, gesso, cal e vidro moído. O resíduo de vidro passou por processo de peneiramento, obtendo-se um pó mais fino (160 µm), facilitando a mistura entre os elementos constituintes do bloco cerâmico, ou compósito. Uma utilização prática do compósito seria a produção de um bloco construtivo mais leve, com maior resistência térmica e mais barato que os fabricados por materiais convencionais. A partir da caracterização destes blocos cerâmicos, obtidos com o rejeito de vidro, foi possível identificar as condições de conforto térmico e de resistência mecânica. É importante considerar que a utilização do pó de vidro na fabricação de blocos implica na redução do rejeito do vidro lapidado, o qual provavelmente seria descartado no meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álvaro César Pontes Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

engenheiro mecânico/UFRN Mestrando do PPGEM - Programa de Pós-Graduação e Engenharia Mecânica e integrante do LMF - Laboratório de Mecânica dos Fluidos. Atualmente realiza pesquisa na área de isolação térmica e aproveitamento de resíduos.

Aline Cristina Mendes Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

engenheira de materiais/UFRN Mestre em engenharia mecânica, doutoranda do PPGEM - Programa de Pós-Graduação e Engenharia Mecânica e integrante da base de pesquisa Grupo de Estudos de Tribologia e Integridade Estrutural da UFRN. Realização de pesquisas na área de tribologia e biodiesel.

Luiz Guilherme Meira Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do departamento de engenharia mecânica e do PPGEM/UFRN. É mestre em engenharia mecânica e doutor em ciência e engenharia dos materiais. Atualmente atua como coordenador do PPGEM e do Laboratório de Máquinas Hidráulicas e Energia Solar.

Referências

ANGULO, S.C.; ZORDAN, S.E.; JOHN, V. M. Desenvolvimento sustentável e a reciclagem de resíduos na construção civil. IV Seminário Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem na construção civil - materiais reciclados e suas aplicações. CT206 - IBRACON. São Paulo – SP, 2001. Disponível em <http://www.reciclagem.pcc.usp.br/ftp/artigo%20IV_CT206.pdf>. Acesso em: 07 de janeiro de 2013.

CEMPRE. Vidros – O mercado para reciclagem. Compromisso Empresarial para Reciclagem. Disponível em <http://www.cempre.org.br/ft_vidros.php>. Acesso em: janeiro de 2013.

COUTINHO, S. J. Betões eco-eficientes com resíduos. 1 Jornada de materiais na construção. pp. 171-214, 2011.

LUZ, A.P.I.; RIBEIRO, S. Uso de pó de vidro como fundente para produção de grês porcelanato. Revista Matéria, Rio de Janeiro, RJ, v. 13, n. 1, pp. 96 – 103, 2008.

RECICLAR PARA CONSTRUIR. [On-line]. Disponível em <http://www.reciclagem.pcc.usp.br/artigos.htm>. Acesso em: setembro de 2012 Referente parágrafo da introdução.

SANTOS, W.J. – Caracterização de vidros planos transparentes comerciais. Scientia Plena 5, N°2, 2009, PP. 1-4.

SCARINCI, G.; BRUSATIN, G.; BARBIERI, L.; CORRADI, A.; LANCELLOTTI, I.; COLOMBO, P.; HREGLICH, S.; DALL´IGNA, R. Vitrification of industrial and natural wastes with production of glass fibres. Journal of the European Ceramic Society, v. 20, p. 2485-2490, 2000.

Downloads

Publicado

22/09/2013

Como Citar

Galvão, Álvaro C. P., Farias, A. C. M., & Souza, L. G. M. (2013). VIABILIZAÇÃO DE REJEITOS DE VIDRO PARA PRODUÇÃO DE TIJOLOS CERÂMICOS. HOLOS, 4, 59–65. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1555

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)