AVALIAÇÃO DA ROCHA FONOLITO COMO FERTILIZANTE ALTERNATIVO DE POTÁSSIO

Autores

  • Aline Maria dos Santos Teixeira Instituto de Química / UFRJ
  • João Alves Sampaio
  • Francisco Manoel dos Santos Garrido
  • Marta Eloisa Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.1102

Resumo

Nos últimos anos, vêm sendo realizadas pesquisas sobre o possível aproveitamento de silicatos de potássio para produção e/ou aplicação como fertilizantes potássicos, devido a crescente dependência externa do Brasil. A rochagem é uma prática de agricultura alternativa que ajuda a recuperar solos pobres e a renovar a fertilização de áreas de exploração agrícola por meio da incorporação de rochas moídas ao solo. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar as características físicas e químicas da rocha fonolito, proveniente do Planalto de Poços de Caldas, MG, conforme os parâmetros para avaliação de fertilizantes potássicos, estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O fonolito em estudo possui cerca de 9% de K2O, além de outros nutrientes que também são requeridos pelas plantas, como Mn, Ca e Fe. Os principais minerais que constituem a rocha, identificados por DRX, são: microclínio e ortoclásio, confirmando que a sua mineralogia principal é formada por minerais de feldspato potássico. A análise dos resultados de IV e FRX corroboram com as fases observadas por DRX. A análise destes resultados indica que a rocha fonolito possui potencial para aplicação na agricultura como insumo alternativo de potássio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Maria dos Santos Teixeira, Instituto de Química / UFRJ

Possui mestrado em Química, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológica pela Universidade de Mogi das Cruzes (2003). Atualmente, é aluna do Programa de Pós-Graduação em Química-Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de minerais e desenvolvimento de novos/alteração de processos industriais inorganicos. No momento, se dedica a área de minerais industriais no estudo de agrominerais.

Downloads

Publicado

23/10/2012

Como Citar

Teixeira, A. M. dos S., Sampaio, J. A., Garrido, F. M. dos S., & Medeiros, M. E. (2012). AVALIAÇÃO DA ROCHA FONOLITO COMO FERTILIZANTE ALTERNATIVO DE POTÁSSIO. HOLOS, 5, 21–33. https://doi.org/10.15628/holos.2012.1102

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)