ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE REJEITO DE CERÂMICA VERMELHA COMO FONTE DE POTÁSSIO NO CULTIVO DE BANANEIRA

Autores

  • Lana Lopes S. Nobre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN
  • José Yvan Pereira Leite
  • Maria de Fátima Batista Dutra
  • Ana Júlia Rebouças P. Medeiros
  • Edilma da Costa Pereira

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.1101

Resumo

Rochas ricas em potássio (K) vêm sendo utilizadas como alternativa tecnológica ao uso desmedido de produtos químicos na agricultura, aumentando a fertilidade do solo sem comprometer o equilíbrio do meio ambiente, podendo ainda configurar-se como uma opção a disposição de alguns tipos de rejeitos de processo. Para a realização desse trabalho, analisou-se o potencial do rejeito da cerâmica estrutural como fonte de potássio. Amostras do rejeito foram coletadas e submetidas a processo de moagem em moinho de martelos até atingir 100% passante em malha de 2mm. O material foi em seguida submetido a análise química por fluorescência de raios-x, apresentando em média 3% de potássio. O pó do rejeito, assim denominado, foi aplicado diretamente em mudas de bananeiras para avaliar o desenvolvimento e absorção do K. Resultados mostram que a absorção do nutriente K está na faixa necessária para o cultivo de bananeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Lopes S. Nobre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN

Possui graduação em Tecnologia em Materiais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2004) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007).

José Yvan Pereira Leite

Prof do IFRM Laboratório de Processamento Mineral

Downloads

Publicado

17/10/2012

Como Citar

Nobre, L. L. S., Leite, J. Y. P., Dutra, M. de F. B., Medeiros, A. J. R. P., & Pereira, E. da C. (2012). ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE REJEITO DE CERÂMICA VERMELHA COMO FONTE DE POTÁSSIO NO CULTIVO DE BANANEIRA. HOLOS, 5, 34–41. https://doi.org/10.15628/holos.2012.1101

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>