O ENSINO MÉDIO MINISTRADO NO CENTRO EDUCACIONAL PATATIVA DO ASSARÉ

L. M. F. Fialho

Resumo


O Centro Educacional Patativa do Assaré (CEPA) é uma unidade de “ressocialização” para jovens de dezessete anos em conflito com a lei do sexo masculino que cumprem medida socioeducativa de internação, na cidade de Fortaleza, Ceará. Foi adotada a abordagem qualitativa (MINAYO, 2003) para realizar um estudo de caso referente à educação escolar ministrada no CEPA, com entrevistas e diário de campo como procedimentos metodológicos. Através da observação foi possível averiguar que a instituição possui cinco salas de aula adequadas, mas os alunos só desfrutam de duas horas diárias de aula. O ensino médio é ministrado através do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), independente da distorção entre série e idade, respeitando um sistema interno de rodízio. A análise das entrevistas, com os sete participantes, possibilitou constatar que: a frequência às salas de aula configura a atividade mais desejada pelos jovens; a educação escolar é suspensa sempre que eles são punidos por comportamento disciplinar indesejado; o tempo de aula é insuficiente; e a educação não contempla sua finalidade legal de desenvolver o educando para o exercício da cidadania e para a progressão em estudos posteriores.

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DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2012.870



 

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