A ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA POBRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4686

Resumo


Este estudo se constitui como parte das análises desenvolvidas sobre a infância e a criança durante o nosso processo de formação doutoral, que discorre sobre práticas de educação sócio-educativas em São Luís do Maranhão, Brasil. Assim objetivamos conhecer os sentidos da infância, suas concepções, seus cuidados, assistência e sua educação não escolar durante as primeiras décadas do século XX no Maranhão. Para tanto ressaltamos que as nossas observações se construíram teórico metodologicamente com base na literatura internacional, nacional, local, dando privilégio às fontes documentais com a utilização de um periódico de época. Considerando as singularidades locais,  vale dizer que este estudo se sustenta em abordagens teóricas da história social da infância, associadas à compreensão das concepções de higienismo e eugenia, que subsidiam metodologicamente a análise das fontes documentais. Assim, nosso estudo evidencia a importância da criação de instituições assistencialistas sócio-educativas, bem como a articulação de suas finalidades, ao projeto republicano de progresso, urbanização e modernização do Brasil.

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Biografia do Autor

Kilza Fernanda Moreira Viveiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação e professora da UFRN.

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Publicado

18/09/2016

Como Citar

Viveiros, K. F. M. (2016). A ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA POBRE. HOLOS, 5, 13–21. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4686

Edição

Seção

ARTIGOS