A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NAS COMPRAS ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Mayara Carolline Marinho dos Santos
  • Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2009.360

Resumo

O mundo é constituído por diversas organizações e o responsável pela ligação da empresa com o ambiente externo é a área de compras, que torna possível o funcionamento cotidiano da empresa. Para as organizações a função compras é considerada parte do processo de logística, deixando de ser tratada como um setor superficial e de custos, e passando a ser o centro dos lucros, especialmente para o comércio, onde o volume das compras é bem significativo. Nesse sentido, o presente artigo se propõe a apresentar uma revisão teórica sobre o fenômeno social da confiança nas compras interorganizacionais. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, onde inicialmente buscou-se compreender as origens das relações de troca – o comércio. Em seguida, são apresentados aspectos conceituais sobre logística, compras e confiança e, por fim, discute-se que um relacionamento mútuo, pautado na confiança, possibilita uma vantagem comercial nas compras, e pode acarretar grandes lucros e especialmente permite criar diferenciais no mercado que são difíceis de serem copiados, visando ressaltar a importância de conscientizar para a necessidade de um maior número de estudos que abordem essa questão. PALAVRAS-CHAVE: Confiança, organizações, comércio, compras.

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Como Citar

Santos, M. C. M. dos, & Tacconi, M. de F. F. da S. (2010). A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NAS COMPRAS ORGANIZACIONAIS. HOLOS, 4, 166–173. https://doi.org/10.15628/holos.2009.360

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ARTIGOS

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