MODELOS DIDÁTICOS E MAPAS CONCEITUAIS: BIOLOGIA CELULAR E AS INTERFACES COM A INFORMÁTICA EM CURSOS TÉCNICOS DO IFMS

Airton José Vinholi Júnior, Guilherme Cunha Princival

Resumo


Considerando as dificuldades inerentes ao conteúdo de Biologia celular, foi proposta a confecção e uso de modelos didáticos como meio potencialmente significativo para efetivar a aprendizagem de conceitos sobre célula em estudantes do IFMS/Ponta Porã. Procurou-se, com o uso de Mapas Conceituais, favorecer uma organização dos conhecimentos sobre essa temática, de modo a promover uma visão mais integradora do conteúdo. O estudo fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Com base nos conhecimentos prévios, foi preparada a sequencia didática, que se subordinou também aos princípios da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, utilizando Mapas Conceituais. Tais dados, após serem descritos e analisados, permitiram inferir a ocorrência da evolução conceitual e Aprendizagem Significativa. O trabalho demonstra união de conhecimento de área básica e técnica para contribuir com o ensino e aprendizagem em cursos de educação profissional e tecnológica do IFMS.

Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D., HANESIAN, H. Psicologia Educacional (2ª ed., E. Nick; H. B. C. Rodrigues; L. Peotta; M. A. Fontes; M. G. R. Maron, Trad.) Rio de Janeiro: Interamericana. 1980.

CARDOZO, S.M.S. Análise crítica do Ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental em Boa Vista-RR: construindo diagnóstico e propondo alternativas metodológicas e de conteúdos. Dissertação de Mestrado. Universidade Luterana do Brasil. Canoas, 2005. 219p.

CARVALHO, A.M.P. de. A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, vol.28, p.57- 67, 2002.

CAVALCANTE, D.D., SILVA, A. de F.A. de. Modelos didáticos e professores: concepções de ensino-aprendizagem e experimentações. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, UFPR, Julho de 2008. Disponível em http://www.quimica.ufpr.br/eduquim /eneq2008/resumos/R519-1.pdf. Acessado em 13/12/2013.

CLEMENT, J. Model based learning as a key research area for science education. Journal of Science Education, v. 22, p. 1041-1053, 2000.

DELLA JUSTINA L.A.; RIPPEL J.L.; BARRADAS C.M.; FERLA M.R. Modelos didáticos no ensino de Genética In: Seminário de extensão da Unioeste, 3., Cascavel. Anais do Seminário de extensão da Unioeste. Cascavel; 2003. p.135-40.

FARIA, W. de. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paulo: Ática, 1989.

GILBERT, J.K e BOULTER, C. J. Aprendendo ciências através de modelos e modelagem. In: Modelos e educação em ciências. Colinvaux, D. (org).Rio de Janeiro: Ravil,12- 34,1998.

KRASILCHIK, M. Práticas do ensino de biologia. São Paulo: EDUSP, 2004.

MOREIRA, M.A. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Universidade de Brasília, 2006.

MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais – Instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo. São Paulo: Moraes, 1987.

MOREIRA, M.A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Revista Galáico Portuguesa de Sócio-Pedagogia e Sócio-Linguística, Pontevedra/Galícia/Espanha e Braga/Portugal, n. 23 a 28, 87-95, 1988. Disponívelem: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf

NOVAK, J.D. A Theory of education.Nova York: Cornell, University Press, 1977.

NOVAK, J.D. Apreender Criar e Utilizar o Conhecimento: Mapas Conceituais como Ferramentas de Facilitação nas Escolas e Empresas. Lisboa: Plátano, 2000.

ORLANDO, T.C.; LIMA, A.R.; SILVA, A.M.; FUSISAKI,C.; RAMOS, C.L.; MACHADO, D.; FERNANDES, F.F.; LORENZI, J.C.C.; LIMA, M.A.; GARDIM,S.; BARBOSA, V.C.; TREZ, T.A. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de Biologia Celular e Molecular no Ensino Médio por graduandos de Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, v. 10, p. p.1-17, 2009.

PELIZZARI, A., KRIEGL, M.L., BARON, M.P., FINCK, N.T.L., DOROCINSKI, S.I. Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Revista PEC. Curitiba, v.2, 37-42, 2002.

SETÚVAL, F.A.R., BEJERANO, N.R.R. Os modelos didáticos com conteúdos de Genética e a sua importância na formação inicial de professores para o ensino de ciências e biologia. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.1954



 

HOLOS IN THE WORLD