SATISFAÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA (RIO GRANDE DO SUL, 2013)

Ezequiel Redin, Geovane Boschmann Reimche, Guilherme Matias Lixinski, Jaqueline Basso Stivanin, Elvio Izaias da Silva, Claudemir de Quadros

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação dos alunos do último semestre de curso de nível técnico em Administração e Contabilidade de duas instituições - pública e privada - de Santa Maria, Rio Grande do Sul, quanto ao curso escolhido, atendimento, capacitação dos professores, métodos de ensino, atitude, conteúdo e infraestrutura. Os dados foram coletados por meio de um questionário segundo o modelo Kano modificado. Os resultados demonstram que, na instituição privada, os atributos laboratório de impressão e a modernidade dos laboratórios de informática têm maior impacto na satisfação dos alunos. Na instituição pública, o atributo laboratório de impressão e atualização dos professores são considerados os de maior impacto na satisfação. Em termos gerais, o Índice de Satisfação do Cliente Americano - ACSI -, considerando os 19 atributos deste estudo, mostra que a instituição privada apresenta um índice de 51,6%, enquanto a pública exibe um índice de 62,1%. Por fim, a pesquisa aponta uma maior satisfação dos alunos na instituição pública, enquanto na instituição privada estabelece-se uma dualidade entre o ensino, recursos humanos e infraestrutura.


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DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.1771



 

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