“CIÊNCIA NA PRAÇA”: A FACULDADE INTERAGINDO COM A COMUNIDADE

Autores

  • José Roberto Caetano da Rocha Unespar - Campus Paranaguá
  • Sandra Regina de Moraes Unespar - Campus União da Vitória
  • Geronimo Wisniewski Unespar - Campus União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1505

Resumo

A extensão universitária é uma via que interliga a comunidade acadêmica com a sociedade. Desta forma, este trabalho descreve o evento “Ciência na Praça” que foi realizado em paralelo ao VI Simpósio de Química da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), atual UNESPAR, Campus de União da Vitória, no estado do Paraná, Brasil. O evento “Ciência na Praça” constituiu-se de experimentos e atividades lúdicas realizadas em uma praça pública e apresentadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da instituição à população local e vizinha a região. Dentre os resultados relatados estão àqueles obtidos por observações e entrevistas dos coordenadores do evento junto à assistência. Bem como, os resultados da pesquisa realizada junto aos acadêmicos do curso sobre o grau de satisfação dos mesmos em relação ao evento, as dificuldades na realização dos experimentos e nas atividades lúdicas apresentadas à população da Região de União da Vitória, durante o evento. O impacto que o evento ocasionou a população local também foi avaliado. Para tal, foram utilizadas as observações dos acadêmicos durante a apresentação das atividades. Este último resultado foi o mais relevante devido ao fato do evento ter sido realizado na Praça Coronel Amazonas, localizada em frente à FAFIUV, ou seja, em uma área externa a da instituição de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Caetano da Rocha, Unespar - Campus Paranaguá

Licenciado e Bacharel em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre e Doutor em Química - área Química Analítica pelo IQ-USP. Pos doutorado em Química Ambiental pela EACH-USP Leste. Atualmente Professor Adjunto do Departamento de Ciências Biológicas da UNESPAR - Paranaguá. Áreas de atuação: Eletroanalítica e Ensino de Química.

Sandra Regina de Moraes, Unespar - Campus União da Vitória

Bacharel em Química pela UEL. Mestrado, doutorado e pós-doutorado pela USP campus São Carlos.

Geronimo Wisniewski, Unespar - Campus União da Vitória

Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

BACON, V. A.; A Falta de Professores de Exatas e a Escassez de Cientistas no Brasil. Disponível em: <http://correiodobrasil.com.br/a-falta-de-professores-de-exatas-e-a-escassez-de-cientistas-no-brasil/162340/>. Acesso em: 10/02/2012.

BEVILACQUA, G. D., COUTINHO-SILVA, R. O Ensino de Ciências para a 5a Série Através da Experimentação. Ciências & Cognição. v.10, p. 84-92, 2007.

BITTENCOURT, M. A. (Ed). VI Simpósio de Química – Ensino e Pesquisa: Aprimorando o Profissional de Química. União da Vitória, 2009: CD, ISSN: 2176-9028.

BRASIL, Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, União, 134(248), .27.833-27.841, Seção 1.

CAMPBELL, L. Feira de Ciências: Uma Experiência Gratificante. Revista de Ensino de Ciências. v.6, p.26, 1982.

CARDOSO, S. P., COLINVAUX, D. Explorando a Motivação para Estudar Química. Química Nova. v.23, n.2, p.401-404, 2000.

CNPq. Edital MCT/CNPq/MEC/SEB/CAPES Nº 51/2010 – Seleção pública de propostas para realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas.

CORRÊA, E. J. (Ed). Extensão Universitária: Organização e Sistematização / Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Coordenação Nacional do FORPROEX. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

COSTA, P. M. D., SANTOS, S. R. M., GRINSPUN, M. P. S. Z. Extensão Universitária e o Campo da Política Cultural, Meta: Avaliação. v.1, n.3, p.369-385, 2009.

GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola. v.10, p.43-49, 1999.

LONGO, W. P. Impactos do Desenvolvimento da Ciência & Tecnologia na Defesa Nacional. Política, Ciência & Tecnologia, Defesa Nacional. Rio de Janeiro, UNIFA, 2009.

MOURA, A. F., A Inovação Tecnológica e o Avanço Científico: A Química em Perspectiva. Química Nova, v.23, n.6, p.851-853, 2000.

NETTO, L. F., Feiras de Ciências e Trabalhos Escolares. Disponível em: http://www.feiradeciencias.com.br/sala01/01 01.asp Acesso em: 10/02/2012.

NEVES, S. R. G., GONÇALVES, T. V. O., Feiras de Ciências. Revista de Ensino de Ciências. v.24, p.38-41, 1993.

ROCHA, J. R. C., Atividade Lúdica Desenvolvida para Facilitar o Entendimento de como Surgem os Modelos, Holos, v.28, n.6, p249-261, 2012.

ROCHA, J. R. C., CAVICCHIOLIi, A., Uma Abordagem Alternativa para o Aprendizado dos Conceitos de Átomo, Moléculas, Elementos Químicos, Substâncias Simples e Substâncias Compostas no Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola. v.21, p.29-33, 2005.

ROCHA, J. R. C., CEOLIN, M. C. M., SOUTO, S. M. G., Comparação do Nível de Apropriação de Conceitos Químicos Utilizando Diferentes Abordagens no Ensino Médio – Parte I [Resumo], Em: Sociedade Brasileira de Química (Org). Resumos, 26a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (p. ED64). Poços de Caldas: SBQ, 2003a.

ROCHA, J. R. C., CEOLIN, M. C. M., SOUTO, S. M. G., Comparação do Nível de Apropriação de Conceitos Químicos Utilizando Diferentes Abordagens no Ensino Médio – Parte II, [Resumo], Em Sociedade Brasileira de Química Resumos, 26a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (p. ED62). Poços de Caldas: SBQ, 2003b.

ROCHA, J. R. C., CEOLIN, M. C. M., SOUTO, S. M. G., Comparação do Nível de Apropriação de Conceitos Químicos Utilizando Diferentes Abordagens no Ensino Médio – Parte III [Resumo], Em: Sociedade Brasileira de Química (Org). Resumos, 26a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (p. ED63). Poços de Caldas: SBQ, 2003c.

ROSA, P. R. S., Algumas Questões Relativas a Feiras de Ciências: Para que Servem e Como Devem Ser Organizadas. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v.12, n.3, p.223-228, 1995.

SANTOS, G. R., SÁ, L. P., QUEIRÓS, S. L., O Uso de Artigos Científicos em uma Disciplina de Físico-Química. Química Nova. v.29, n.5, p.1121-1128, 2006.

SEDSC, Secretaria de Educação de Santa Catarina. Feira de Ciências. Disponível em: <http://www.sed.sc.gov.br/educadores/incentivo-a-iniciacao-cientifica/425-feira-de-ciencias>. Acesso em: 10/02/2012.

SESu/MEC, Secretaria de Educação Superior / Ministério da Educação; Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasília: SESu/MEC, 2000-2001.

Downloads

Publicado

27/08/2014

Como Citar

Rocha, J. R. C. da, Moraes, S. R. de, & Wisniewski, G. (2014). “CIÊNCIA NA PRAÇA”: A FACULDADE INTERAGINDO COM A COMUNIDADE. HOLOS, 4, 463–472. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1505

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)