DISCUSSÃO E DEBATE DE QUESTÕES CTS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores

  • José Antônio Pinto CEFET - MG
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1065

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida em uma turma do quarto (último) ano de um Curso de Licenciatura em Química. Utilizamos, para o desenvolvimento deste trabalho, as questões relacionadas com as definições de Ciência e Tecnologia do Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS) do Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad. O objetivo principal da pesquisa foi estudar as possíveis mudanças de atitudes CTS dos licenciandos após a discussão e debate das questões, tendo em vista a contribuição para a sua formação docente. A metodologia de pesquisa foi intervenção, que se deu a partir da execução de uma rotina preestabelecida no planejamento da pesquisa. Definiu-se um intervalo de tempo entre a aplicação do pré-teste (aplicação de questões do COCTS), intervenção (discussão e debate a partir da leitura das questões) e pós-teste (nova aplicação das questões do COCTS). Os resultados mostram que, em relação a algumas frases (itens avaliados pelos alunos) das questões, após a intervenção houve mudança na avaliação dos alunos, enquanto outras não. Os resultados estão dentro das expectativas. A utilização de discussão e debate de questões contribuiu para uma formação de maior abrangência.

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Biografia do Autor

José Antônio Pinto, CEFET - MG

Professor de Física na Coordenação de Formação Geral - Campus de Leopoldina - CEFET/MG.

Maria Delourdes Maciel, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora e pesquisadora no curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

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Publicado

31/01/2014

Como Citar

Pinto, J. A., & Maciel, M. D. (2014). DISCUSSÃO E DEBATE DE QUESTÕES CTS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. HOLOS, 1, 247–257. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1065

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