CARTOGRAFIA SOCIAL E MAPA MENTAL: UM OLHAR COMPLEXO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.14645

Palavras-chave:

mapa, cartografia social, cidadania

Resumo

A Cartografia Social (CS) emerge como uma metodologia para compreender a realidade socioespacial dos indivíduos, essa não se preocupa com o espaço euclidiano e matemático, mas sim com a representação do espaço vivido dos sujeitos, expressando suas vivências, dores, amores, esperanças e memórias sobre um determinado território. Para chegar-se a essas nuances ocorreu a sistematização de ideias referente a autores como Santos (2012) e sua perspectiva de Cidadania; Seemann (2003); Pussinini, Pidorodeski e Toledo (2012) com a CS e suas nuances representacionais do espaço vivido e Morin (2005) e as nuances de um olhar complexo que foi embebido em toda a construção do artigo. Desse modo, tem-se como objetivo analisar o uso de mapas mentais artesanais no ensino de Geografia sobre os problemas socioespaciais, a partir do espaço vivido como representação do território (seja na escala da casa, da escola, da rua, do bairro ou da cidade) dos alunos da turma de 6° e 7° anos de escolas públicas das cidades Nísia Floresta e Natal respectivamente. E para tal efetuou-se intervenções nas escolas Estadual Professor José Fernandes Machado e Escola Municipal Professora Maria Lúcia de Macedo onde foram efetuados mapas sociais, que representam as vivências, saberes e memórias de cada aluno, que nos guia para de entendimento das nuances de cidadania desses alunos.

Biografia do Autor

Emilly Domingos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Geógrafa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGe/UFRN. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, esteve principalmente nos seguintes temas: cidade, medo do crime e violência.

Irami Rodrigues Monteiro Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pesquisador, Doutorando em Geografia (PPGe/CCHLA/UFRN). Mestre em Geografia (2020-2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/CCEN/UFPB). Bacharel em Geografia (2016-2019) pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN). Licenciando em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB, Campus I, Centro de Educação (CEDUC), Campina Grande - PB). Membro permanente do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Biogeografia de Ambientes Tropicais (TRÓPIKOS/UFRN) e do Grupo de Estudo do Semiárido (GESA/UFPB). Tendo como área de concentração em pesquisa nos seguintes temas: Geografia Econômica e Regional, Geografia Cultural e Serviços ecossistêmicos.

Referências

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1996. PAIS, J.M. Vida cotidiana: enigmas e revelações.

DARDEL, E. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: ed. Perspectiva, 2015.

INTERVENÇÃO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: [INTERVENÇÃO]. Acesso em: 19/12/2022.

GOMES, P. C. C. O lugar do olhar: Elementos para uma geografia da visibilidade/Paulo Cesar da Costa Gomes. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

HARLEY, B. Mapas, saber e poder. Confins [online], v. 5, p. 2009, 2009.

JOLIVEAU, T. O lugar dos mapas nas abordagens participativas. In: PRAMONO, A. H; SHEPPARD, E., LÉVY, J; FOX, J; CRAMPTON, J. W.; KRYGIER, J; SURIANATA, K; COLI, L. R; HERSHOK, P; JOLIVEAU, T. (Org.). Cartografias Sociais e Território. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, 2008.

LÉVY, J. Uma virada cartográfica?. In: PRAMONO, A. H; SHEPPARD, E., LÉVY, J; FOX, J; CRAMPTON, J. W.; KRYGIER, J; SURIANATA, K; COLI, L. R; HERSHOK, P; JOLIVEAU, T. (Org.). Cartografias Sociais e Território. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, 2008.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo/Edgar Morin: tradução do francês Eliane Lisboa. - Porto Alegre: 2005;

PUSSININI, N; PIDORODESKI, A; TOLEDO, B.H.C; Cartografia social dos povos e comunidades tradicionais no Paraná: novas perspectivas temáticas para a cartografia. Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 3, n. 5,p 19-36, 1. Semestre de 2012.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. 7. Ed. São Paulo: EDUSP, 2012.

SARTRE, J. P. Situation II. Paris: Galimard, 1948.

SEEMANN, J. Mapas, mapeamentos e a cartografia da realidade. Revista Geografares, Vitória, n. 4, 2003.

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

DOMINGOS DA SILVA, Emilly; MONTEIRO JÚNIOR, Irami Rodrigues. CARTOGRAFIA SOCIAL E MAPA MENTAL: UM OLHAR COMPLEXO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 176–196, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.14645. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14645. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS